Renault leva “Retroshow” ao Fox Life

Promete ser um conteúdo inovador na televisão portuguesa. A Fox International Channels (FIC) e a Renault Portugal uniram esforços na criação de uma nova série que irá integrar a grelha do Fox Life já a partir de Outubro. “Retroshow” irá contar a história real de Pedro e Miguel Mouzinho, dois irmãos que são proprietários da loja de artigos retro e vintage “Retroshop” na LX Factory, em Lisboa.

A primeira temporada foi produzida ao longo de três meses e será constituída por 12 episódios, cada um com 8 a 10 minutos de duração. Um pouco à semelhança do que acontece com outros programas de canais como o National Geographic, também da FIC, ao longo da série “Retroshow” os espectadores serão convidados a conhecer por dentro o negócio dos dois irmãos e poderão vê-los a fechar negócios com os seus clientes.

A novidade está no envolvimento de uma marca comercial, neste caso a Renault, num conteúdo editorial. As histórias contadas ao longo de cada episódio, e que servem como um condimento para “apimentar” a série, foram criadas em conjunto pela equipa editoral da FIC e pela Renault. De resto, todos os negócios que serão mostrados são reais, garantem.

A marca automóvel terá visibilidade através da inserção de alguns dos seus modelos na série, sendo que o objectivo é que cada automóvel espelhe a personalidade dos personagens.

De acordo com Afonso Cabido, director de Marketing da Renault Portugal, o objectivo do projecto, que contou ainda com o apoio da agência de meios OMD, passa por “romper” com o product placement. «A ideia surgiu de uma forma natural e baseada numa intenção muito grande de mudar. Pretendemos não impôr a marca, mas fazer um outro tipo de comunicação. Queremos ser mais um personagem», afirmou o responsável, em entrevista à Marketeer. «Obviamente que os nossos produtos estão expostos, mas estão lá para quem quiser ver» a série, acrescenta.

“Tell a bigger story”

A série “Retroshow” é também o resultado do rebranding da unidade comercial da FIC, agora designada Fox Media. O objectivo passa por trazer uma nova abordagem ao mercado publicitário, sob o claim “Tell a bigger story”. «Esta nova abordagem vem ao encontro do que temos vindo a fazer desde que entrámos no mercado, do ponto de vista comercial, que é contar mais e melhores histórias juntamente com os nossos anunciantes. Acaba por ser o nosso cartão de visita, para mostrar-nos que a FIC e todos os seus canais conseguem construir acções que vão além do spot [publicitário]», explicou à Marketeer Jorge Padinha, director comercial da FIC, num evento promovido ontem ao final da tarde pela marca, em Lisboa.

Para além de poderem vir a ser criados novos conteúdos editorais com outras marcas, o objectivo da FIC passa também por mudar o paradigma nos breaks publicitários. «À parte do spot, queremos construir dentro do break publicitário produtos e soluções de entretenimento que ajudem a reter os consumidores e a evitar o “zapping”. Queremos ser mais criativos, inovadores e rápidos na resposta» às necessidades dos anunciantes, reitera Jorge Padinha, acrescentando que o serviço de streaming Fox Play, que até agora tem passado apenas publicidade interna, passará também a ser mais um meio disponível para os anunciantes.

Outra das novidades apresentadas no evento da FIC foi a segunda edição do mercado Fox Life Mark It, que irá decorrer em Novembro no Porto, em data e local a designar. À semelhança do que aconteceu na primeira edição, realizada em Junho em Lisboa, a edição portuense terá concertos, bancas de pequenos comerciantes e experiências criadas em conjunto com os patrocinadores do evento, mas desta feita o evento será indoor.

Veja aqui a promo do “Retroshow”:

Texto de Daniel Almeida

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