Relações duradouras dentro (e fora) das redes sociais

Por Beatriz Mesquita, head of Influencer Markting na IFcomunicação

O consumidor final é exposto todos os dias a anúncios publicitários e a diferentes formas de comunicação. Como é que uma marca garante que esta seja lembrada na decisão de compra? A resposta parece óbvia… Comunicando ao longo do tempo. Sempre!

Activar a comunicação de uma marca de forma pontual poderá fazer com que caia no esquecimento, por isso a melhor estratégia a desenvolver é a “Always On”, activando assim o plano de Influencer Marketing de forma continua.

Esta estratégia possibilita a presença de uma marca de forma consistente nas redes sociais, colocando-a no “top of mind” do consumidor.

É necessário descobrir onde está a audiência, quer sejam nas plataformas ou na tipologia de influenciadores, depois de a encontrar… A palavra de ordem é alimentar.

Durante as efemérides, vemos muitas (muitas, muitas, muitas) marcas a activar o seu plano de Influencer Marketing, mas são tantas que a audiência fica confusa com tanta informação. É por isso que a estratégia “Always On” é a mais efectiva. Se uma marca comunicar ao longo do tempo, ou seja, se a mensagem for repetida é mais fácil de ser lembrada em momentos específicos, como Dia dos Namorados, Dia do Pai, Dia da Mãe, etc. Quando uma pessoa vê um produto ou uma marca de forma continua ela começa a processar a informação e a lembrar-se de forma automática.

Um outro aspecto a destacar é a criação de confiança e credibilidade. Se na nossa vida pessoal sabemos que a confiança é algo que se adquire com o tempo, que tem de ser construído, porque não temos esta visão no marketing?

São várias as marcas que desenvolvem campanhas de Influencer Marketing e é crucial que os influenciadores se identifiquem com as mesmas e que desta forma partilhem de forma real, consistente e duradoura.

Para além disso, campanhas pontuais são difíceis de medir a nível de conversões. Quantas vezes já ouvimos um cliente dizer “Não conseguimos perceber se teve impacto real ou não”? Actualmente, graças à constante evolução desta área, temos ao nosso dispor métricas que nos ajudam a medir o desempenho de uma campanha, mas o que queremos é que o objectivo do cliente seja cumprido, quer seja awareness, vendas ou outro. A estratégia “Always On” permite-nos medir e tirar conclusões de uma forma fidedigna e efectiva.

Ouvi há uns tempos uma analogia que faz todo o sentido, campanhas de Google Ads estão activas durante um certo período, não apenas numa semana, porque é a melhor forma de medir a performance, de modo a optimizá-la. É exactamente o mesmo em Influencer Marketing. Quando fazemos campanhas a longo prazo conseguimos melhorar, fazer análises qualitativas e quantitativas. Devemos manter este influenciador? Devemos mudar a forma de comunicação? Devemos manter a estratégia?

Por isso, vamos é criar relações duradouras, dentro e fora das redes sociais.

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