Relação entre os consumidores e os profissionais de marketing: uma união necessária

Por José Borralho, CEO da ConsumerChoice

A dinâmica entre os consumidores e os profissionais de marketing passou por uma transformação significativa nas últimas décadas. Ao mesmo tempo que a tecnologia avança, as preferências dos consumidores evoluem também, o que torna a relação entre ambas as partes cada vez mais complexa.

Apesar das mudanças a que temos assistido, os consumidores continuam a ser o público-alvo das estratégias de marketing e os profissionais desta área seguem responsáveis por compreender, atrair e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. É importante que haja este entendimento, pois apenas assim é possível construir um relacionamento duradouro entre os consumidores e as marcas, principalmente se queremos fidelizar os clientes.

Actualmente, vivemos numa era em que a informação está mais acessível do que nunca, o que leva a que os consumidores estejam mais informados. É esse fácil acesso à informação que influenciou substancialmente a forma como interagem com as estratégias de marketing. As marcas devem desenvolver uma comunicação eficaz, com mensagens persuasivas e relevantes para garantir a satisfação dos clientes através de produtos ou serviços que proporcionam uma experiência positiva e criam valor. No fundo, têm de transmitir confiança numa realidade saturada de mensagens publicitárias.

70% dos consumidores afirmam ter uma alta propensão a comprar só marcas que sejam capazes de compreender as suas necessidades. Isso destaca a importância das marcas entenderem profundamente o consumidor e oferecerem soluções que vão de encontro às suas preferências específicas. Por outro lado, somente 53% acreditam que as marcas são acessíveis e estão disponíveis para responder a perguntas ou resolver problemas. Uma análise que indica que há assim uma oportunidade para as empresas melhorarem a sua disponibilidade e comunicação com os consumidores.

As marcas têm de garantir que existem canais de comunicação eficientes e acessíveis para os consumidores, ou seja, explorar o omnicanal. É certo que a multiplicidade de canais de comunicação traz consigo diversas oportunidades, mas também desafios. Os consumidores, sobretudo a geração mais jovem, interagem com as empresas através das redes sociais, e-mails, mensagens, etc. A diversidade de meios tecnológicos pode oferecer mais conveniência e facilidade para os consumidores, permitindo que eles realizem tarefas de forma mais rápida e eficiente.

Na maioria dos casos, os consumidores podem sentir-se sobrecarregados com o número de opções disponíveis e preferir formas mais simples e directas de interacção. 90% dos consumidores assumem procurar experiências omnicanal principalmente pela fluidez do atendimento prestado. Com isto em mente, os profissionais de marketing precisam adoptar estratégias multicanal coesas para assegurar uma presença consistente e envolvente em todos os pontos de contacto.

De realçar que a relação entre os consumidores e os profissionais de marketing está em constante evolução, impulsionada pelas mudanças na tecnologia e nas expectativas do consumidor que estão sempre a mudar. Esta relação requer adaptabilidade por parte dos profissionais de marketing, que precisam abraçar a relevância das necessidades dos consumidores e apostar em estratégias transversais para criar uma relação de proximidade com o consumidor. A dinâmica entre as duas partes é fundamental para o sucesso de uma empresa ou marca no cenário actual, onde a confiança e a transparência são as bases de uma parceria sólida.

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