Receitas publicitárias online deverão superar as impressas

Dados da consultora eMarketer prevêem que, nos EUA, os investimentos publicitários em meios digitais vão atingir este ano os 37,31 mil milhões de dólares (28,91 mil milhões de euros), superando assim, e pela primeira vez, o valor correspondente à imprensa tradicional, onde se inserem os jornais e revistas. Ainda que esta categoria chame a si um maior número de leitores, os investimentos publicitários vão voltar a cair, agora para os 34,33 mil milhões de dólares (26,61 mil milhões de euros).

Perante este cenário, jornais e revistas norte-americanas são obrigados a uma adaptação urgente, reforça o Diário de Notícias (DN).

A revista Newsweek, por exemplo, que assinala este ano o seu 80.º aniversário, vai abandonar as bancas e migrar para a internet já no final de 2012. A publicação torna-se, assim, num símbolo da adaptação à crescente preferência dos leitores por formatos online e electrónicos.

Esta decisão, declararam a editora da revista, Tina Brown e o presidente da editora, Baba Shetty, aquando do anúncio do fim da edição em papel, «tem a ver com condições económicas difíceis para a edição e distribuição», adianta o DN.

Já Pam McCarthy, sub-editora da revista New Yorker, afirmou por seu lado que, às vezes, se sente uma paraquedista». «A visibilidade é muito, muito baixa. É preciso planear para o futuro, mas não sabemos realmente como vai ser o cenário», confessou.

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