Quer saber como estão os seus pulmões? Marque uma teleconsulta

A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) lançou a Clínica do Pulmão, uma clínica virtual que disponibiliza o acesso remoto a 30 médicos pneumologistas, para teleconsultas individuais ou colectivas.

De acordo com a FPP, o contexto de pandemia veio acelerar a adopção da telemedicina na sociedade portuguesa e a ideia de criar a clínica online surge também neste âmbito. O objectivo, garante, passa por «fazer a ponte entre médicos e utentes de todo o País» e tornar o diagnóstico precoce e o acompanhamento dos doentes por via virtual «um importante contributo na redução do impacto, no combate e na prevenção de doenças respiratórias graves e incapacitantes como o cancro do pulmão, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou a pneumonia.»

Ao optar pela clínica virtual, os pacientes passam a ser acompanhados pelo médico da sua preferência, independentemente da sua localização geográfica. «Também o acesso à consulta de pessoas com mobilidade reduzida fica facilita e há um menor risco de exposição a doenças e infecções», frisa a FPP.

«Não pretendemos, com este projecto, substituir totalmente os encontros presenciais, mas sim complementá-los. Sempre que a consulta não envolver contacto físico, como é o caso da avaliação de exames, acompanhamento de situações, follow-up de paciente, prescrição de exames e medicamentos, a prática da consulta virtual pode ser uma alternativa», afirma em comunicado José Alves, presidente da FPP. «Com este projecto podemos fazer a diferença, quer a nível individual, quer colectivo – alterar hábitos, diagnosticar atempadamente e acompanhar os nossos utentes com uma proximidade que os constrangimentos do quotidiano e a deslocação física não permitem», conclui.

A Clínica do Pulmão conta com o apoio da Pfizer e do Grupo Medinfar.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...