Quer experimentar a Última Ceia?

Miguel Joao y Virgilio_rsEsta é a proposta do canal História que está, até ao próximo dia 20, a recriar a Última Ceia a nível gastronómico.

Um desafio que começou por ser estudado pelo investigador em História de Alimentação, Virgílio Gomes e posteriormente recreado pelos chefs Miguel Laffan, chef executivo do restaurante L’AND, instalado na unidade turística L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo e distinguido recentemente com uma estrela Michelin, e João Alves, chef executivo do Penha Longa Golf Resort, em Sintra.

“A participação do historiador e investigador em História da Alimentação, Virgílio Gomes, prende-se com uma investigação profunda sobre os alimentos que constituíram aquela ceia histórica, seu processo de preparação e o ritual que se seguiu, servindo de inspiração e base de trabalho para ambos os chefes”, informa o canal.

Miguel Laffan e João Alves têm então como desafio uma interpretação muito pessoal, vanguardista e criativa de recriação da ementa da Última Ceia de Cristo, através da proposta de um menu composto por dois pratos principais e um de sobremesa, utilizando ingredientes historicamente comprovados como pão de ázimo, ervas azedas, peixe, borrego e sobremesa à base de mel, tâmaras, figos e outros frutos secos.

A iniciativa foi gravada nos restaurantes de ambos os chefes e o programa pode ser visto através do microsite HISTÓRIA. Será emitido no canal, até ao próximo dia 20, pelas 17h59 e 21h05, onde cada chefe levará a uma viagem criativa de sabores e revelará como fez o seu menu e como surgiu a sua inspiração.

“A Semana Santa está próxima, e queremos manter a nossa filosofia de que “a história faz-se cada dia”, por isso, e de forma a mostrar que a história está viva, criámos uma acção muito especial: recriar a ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptada a um estilo contemporâneo, vanguardista e inovador pelas mãos de dois chefes portugueses», explica Carolina Godayol, directora geral do The History Channel Iberia.

A acção tem também vida real, sendo que os menus recriados estão já disponíveis (desde dia 7) no L’AND e no Il Mercato, do Penha Longa.

 

Artigos relacionados