Queixas no sector da Saúde subiram 73% no último ano

Ao longo do último ano, que ficou marcado pela pandemia de Covid-19, as queixas dirigidas ao sector da Saúde aumentaram 73%, de acordo com os dados do Portal da Queixa. A impossibilidade de ser atendido por um médico é o principal motivo de reclamação dos portugueses.

Entre 1 de Março de 2020 e 29 de Fevereiro de 2021, o Portal da Queixa recebeu 7563 reclamações relacionadas com o sector da Saúde, sendo que no período homólogo do ano anterior tinham sido recebidas 4370 queixas.

Já no mês passado, de Março, foram registadas 526 reclamações, uma ligeira subida em comparação com o período homólogo, onde se verificaram 508 queixas. Neste mês, as categorias que foram alvo de maior número de reclamações foram os planos e seguros de saúde (124 queixas), o Serviço Nacional de Saúde (106), os hospitais e centros de saúde (97), os grupos privados de saúde (60) e as farmácias (55).

Por outro lado, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores no Portal da Queixa foram a impossibilidade de ser atendido por um médico (37%), a dificuldade no atendimento telefónico (34%) e a vacinação (8%), sendo que este está relacionado com as dúvidas e dificuldades dos utentes em relação à campanha de vacinação em curso.

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