Quase 3 em cada 4 portugueses “compra produtos nacionais sempre que pode”

Comprar local é uma das tendências apontadas por grande parte dos relatórios que dão conta dos efeitos da pandemia no consumo e, ainda, naquilo a que será o “novo normal”. Em Portugal, parece ser já o presente: perto de três em cada quatro inquiridos pela Marktest concordam ou concordam totalmente com a frase “compro produtos nacionais sempre que posso”.

O estudo TGI, na vaga de Julho de 2020 (dados mais recentes), indica que são cerca de 6,3 milhões os portugueses que referem comprar produtos nacionais sempre que possível, o equivalente a 73,9% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.

No geral, as mulheres, os cidadãos entre os 45 e os 54 anos os residentes no Sul são quem mais tende a concordar com a frase “compro produtos nacionais sempre que posso”. Segundo a Marktest, a Grande Lisboa e as classes sociais mais elevadas também se destacam.

O estudo TGI recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços, além de mais de 3 mil marcas. Tem como objectivo proporcionar um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e respectivos consumos.

Artigos relacionados