Qual é a tendência nas Redes Sociais?

Por Paulo Rossas, Chief Innovation Officer na Lisbon Digital School

Já não é novidade nenhuma que o TikTok chegou e que já é uma das maiores redes sociais a nível global. É tão grande que já está dividida em duas. No mercado chinês, chama-se Douyin e já leva mais de 600 milhões de utilizadores. O TikTok global já vai com mais de 1200 milhões de utilizadores.

Se combinarmos ambos os mercados, podemos perceber que caminha a passos largos para o top 3 mundial. Neste momento, só é ultrapassado pelo Facebook (2797 milhões de utilizadores) e pelo YouTube (2291 milhões de utilizadores).

Nós sabemos que tudo pode mudar de um dia para o outro e foi exactamente isso que aconteceu. Na aplicação App Annie, que é gratuita até um certo nível de Big Data, é possível perceber quais são as apps mais descarregadas todos os dias e por país.
No dia 24 de Maio de 2021, num dos maiores mercados do mundo, Estados Unidos, surgiu uma aplicação com entrada directa para o primeiro lugar.

O seu nome, Poparazzi. Esta aplicação trazia todo um conceito inovador. Não somos nós que criamos o nosso feed; são os nossosamigos e para usar esta app temos de ter amigos. Eles são os Paparazzi. São eles que adicionam as nossas fotos. Não há selfies.

Ficou em primeiro de 24 a 29 de Maio e depois começou a sua queda. Em 20 dias, de 4 a 24 de Junho, foi da 4.ª à 384.ª posição no ranking. Deixou de ser tendência Em Portugal, o processo foi exactamente o mesmo. No dia 24 de Maio, Poparazzi entrou diretamente para o 2.º lugar. Não conseguiu o primeiro que estava ocupado pela App Lidl Plus – app que foi primeiro lugar de 13 a 31 de Maio.

Lá ficou de dia 24 até dia 26 de Maio. Em seguida, deu-se a grande queda até à 239.ª posição. Durante todo o mês de Junho, temos assistido a alguns picos mas nada de muito importante. A 24 de Junho, em Portugal, encontrava-se na 536.ª posição no ranking em iOS.

O que torna uma rede social realmente importante? Cadência, regularidade.

Nos Estados Unidos, o TikTok neste mesmo espaço de tempo, ou seja, 24 de Maio a 24 de Julho, nunca desceu da 2.ª ou 3.ª posição de apps mais descarregadas. Neste momento, está em primeiro. É desta forma, com esta cadência, com esta regularidade, que percebemos quais são as redes sociais que vieram para ficar e as que não vieram para ficar.

Em Portugal, assistimos exactamente ao mesmo. Nas apps mais descarregadas não está em primeiro lugar, no entanto está sempre no Top 15. É de uma regularidade incrível.

Se mudarmos para apps de Entretenimento, que é como é vista a app TikTok em iOS, em Portugal está em primeiro há muitos e longos meses. Muito acima de Netflix, Disney+, HBO Portugal ou mesmo Amazon Prime Video.

iOS:

Na App Annie, em iOS, TikTok é vista como app de Entretenimento, por isso, vamos avaliar qual é a tendência em termos de redes sociais em Portugal no último mês (24 Maio a 24 Junho). Desta forma, percebemos realmente as que vieram para ficar e que vão ser as mais utilizadas e tendência no nosso país e as que aparecem e rapidamente desaparecem.

Existe um Big 3 em Portugal que não largam o primeiro lugar: WhatsApp Messenger, Messenger e Facebook. No entanto, podemos aprender muito com todas as outras que fazem parte de um Top 10 regular.

Em Portugal, a regularidade é notória para 7 apps de Social Media: Telegram Messenger | Discord | Sync Me | Minichat | Life 360 | Skype | Signal. Todas estas Aplicações de Social Media estão no Top 20 no último mês.

O que quer isto dizer? Quer dizer que os portugueses descarregam e utilizam estas apps que grande parte de nós não sabe sequer que existem. Temos de perceber porque é que estão a receber tanta atenção por parte dos portugueses no iOS.

O iOS é importante e ajuda-nos a perceber o que os portugueses estão a utilizar, até porque são estes utilizadores que definem tendências. Percebemos pela aplicação App Annie que uma novidade surge sempre primeiro no iOS. A questão é que em Portugal, apenas existem 25% de utilizadores iOS!

O que nos vai dar bons insights são os utilizadores Android, que são 75% em Portugal e aqui tudo muda de figura, porque na App Annie, o TikTok em Android já é considerada Social Network e já está a concorrer com todos os outros monstros.

Android:

Aqui tudo é diferente. O TikTok em Android ocupa a primeira posição há meses. É a rede social mais descarregada em Portugal de longe. O Top nos últimos 30 dias, oferece-nos realmente bons insights do que pode vir a ser uma grande tendência nacional: TikTok | Twitter | Instagram | Snapchat | Facebook

Apenas TikTok e Twitter conseguem oscilar entre o primeiro e segundo lugar. Isto diz-nos que os portugueses estão finalmente a aderir ao Twitter e que o TikTok veio para ficar. Já não há dúvidas.

O décimo relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ), divulgado no dia 23 de Junho de 2021, também
ajuda a perceber este Top. No ano passado, o Facebook, em Portugal, perdeu 3,7% e o YouTube 2,4% de utilizadores e o Twitter registou a maior subida.

Esta subida do Twitter e a presença do Snapchat dizem-nos que algo está a mudar e temos de estar atentos, perceber plataformas e aprender com quem está realmente a consumir e porquê.

Todas estas conclusões foram retiradas de uma plataforma grátis e avaliando apenas um mês de Big Data. Quando conseguimos avaliar espaços temporais ainda maiores e ter comparações anuais ou semestrais, a Big Data que extraímos consegue realmente dar-nos respostas para o que pode vir a ser a rede social do futuro e onde podemos e devemos estar. Este é um dos objectivos do evento online “All About Social Media”, que a Lisbon Digital School está a preparar para comemorar o Dia das Redes Sociais, a 30 de Junho.

Olhar para os dados e perceber o que nos dizem é a melhor forma de garantir o sucesso e hoje em dia temos Big Data disponível em todas as plataformas, só precisamos de saber como extrair.

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