Prio: «Queremos aproximar-nos destes jovens que serão os consumidores do futuro»

Chegar a um festival de Verão nem sempre é fácil. O trânsito pode desmotivar e o estacionamento obriga, por vezes, a um longo percurso até ao recinto, pelo que são cada vez mais os eventos a disponibilizar meios alternativos de transporte. Em alguns casos, em parceria com marcas parceiras, como a Prio.

«[90] jovens tiveram a possibilidade de ir para o festival em segurança e junto dos seus artistas favoritos, no nosso autocarro, e, acima de tudo, divertiram-se “à grande”!», comenta Ana Pinho, directora de Marketing da Prio, referindo-se ao Prio Like a Bus. Este ano, a energética comprometeu-se a levar dezenas de festivaleiros em direcção ao Sumol Summer Fest, Super Bock Super Rock e Meo Sudoeste, contribuindo para uma experiência mais divertida e segura.

Em entrevista à Marketeer, Ana Pinho sublinha que a presença em festivais de Verão permite aproximar a marca de um público mais jovem e que iniciativas como o Prio Like a Bus geram interacção, criando uma ligação com aqueles que serão os clientes do futuro. Por isso mesmo, no futuro, o autocarro poderá marcar presença noutros eventos.

Acompanhe a entrevista a Ana Pinho na íntegra e descubra também como nasce o envolvimento da Prio com o Prio Softboard Heroes:

Quando surgiu a ligação da Prio aos festivais?

A ligação da Prio aos festivais surgiu em 2019 como uma forma de chegar a um público mais jovem. Ao definir este público, e ao perceber a importância do território da música para os mesmos, a ligação aos festivais e à música foi quase imediata.

E que atributos da marca são trabalhados neste tipo de eventos? Que mensagem querem passar?

A Prio é uma marca jovem que partilha muitos dos valores das gerações mais novas, tais como a sustentabilidade, a acessibilidade, a descontracção, a emoção e a irreverência, o Prio Like a Bus é a prova disso. Com esta acção, queremos aproximar-nos cada vez mais destes jovens que serão os consumidores do futuro e fidelizá-los desde já. Além disso, reconhecemos a capacidade destas gerações para produzir conteúdos, o que nos ajuda a potenciar o alcance destas mensagens e, claro, a alavancar a nossa estratégica de comunicação.

O que é o Prio Like Bus? E que balanço fazem desta iniciativa este ano?

O Prio Like a Bus é uma activação que, este ano, proporcionou uma experiência muito especial a 90 jovens festivaleiros, “recrutados” através de um passatempo nas redes sociais. Para além da viagem de ida e volta para os festivais Sumol Summer Fest, Super Bock Super Rock e Meo Sudoeste, num autocarro totalmente diferenciado, os vencedores receberam bilhetes para todos os dias do festival, passes de campismo, kits de festivaleiro e ainda uma visita guiada ao backstage e camarim acompanhados pelos artistas parceiros da iniciativa.

Sim, porque para tornar esta experiência memorável, as viagens Like a Bus contaram com a presença e performance de artistas incluídos no cartaz dos festivais: T-Rex (SSF), Capicua (SBSR) e ProfJam (MSW) e por influenciadores do “gang” Like a Bus que, em conjunto, dinamizaram toda a iniciativa nas suas redes sociais.

O balanço que fazemos é bastante positivo. A adesão ao passatempo superou as nossas expectativas. Os jovens tiveram a possibilidade de ir para o festival em segurança e junto dos seus artistas favoritos, no nosso autocarro e, acima de tudo, divertiram-se “à grande”!

Este autocarro ainda vai estar presente em mais algum festival?

Este ano, o autocarro esteve presente nos festivais Sumol Summer Fest, Super Bock Super Rock e Meo Sudoeste. No futuro, quem sabe não poderemos ter o autocarro personalizado da Prio em mais eventos do género, ou outras formas que poderão surpreender…

Que outras iniciativas desenvolveram no âmbito da presença em festivais?

O foco deste ano foi o projecto Prio Like a Bus porque quisemos reforçar aquele que é o nosso ADN, ou seja, a mobilidade. No entanto, a experiência também passa pela presença no evento em si, através da visita aos backstages e camarins, e pelo envolvimento com os artistas, sendo que isso só foi possível através das parcerias com a Música no Coração e a Universal Music Portugal, elementos-chave na execução deste projecto.

O grande objectivo é posicionar a Prio como uma marca de referência para os jovens neste território, proporcionando-lhes experiências verdadeiramente únicas e diferenciadas.

Estamos atentos à importância que a música tem para o nosso público-alvo e, como tal, a todas as oportunidades que surjam neste espaço.

Além dos festivais de Verão, a Prio apoia o Prio Softboard Heroes. O que é que todos estes eventos têm em comum?

O que estes eventos têm em comum é o facto de estarem ligados a uma causa. Os jovens estão cada vez mais despertos e atentos a temas como a sustentabilidade e a responsabilidade social. Sabemos que, na escolha de um produto ou serviço, esta geração opta por marcas cujos comportamentos cívicos, sociais e ecológicos estão alinhados com estas preocupações.

Neste caso, existe também uma componente de solidariedade. É esse o foco?

O Prio Softboard Heroes insere-se no âmbito da nossa estratégia de Responsabilidade Social, através do apoio a causas e da proximidade com as pessoas e comunidades, sendo a solidariedade o foco de todo o evento.

Quais são os diferentes públicos que conseguem impactar com estes eventos?

Em ambos os eventos, o foco são os jovens.

No entanto, com o Prio Like a Bus, por exemplo, conseguimos não só impactar este público, como também os seus pais e familiares, que sabem que estes jovens se vão deslocar aos festivais em segurança. Além disso, com esta acção, conseguimos também chegar aos fãs de música e dos artistas nos diferentes festivais onde marcamos presença.

Já com o Prio Softboard Heroes, além das gerações mais novas, aproximamo-nos também dos praticantes de surf e desporto em geral, dois dos territórios de activação da Prio.

Em ambas as acções, acabamos também por impactar quer actuais, quer potenciais consumidores, dando a conhecer a Prio como uma marca jovem, descontraída, divertida e, ainda para mais, sustentável.

A estratégia de comunicação tem de ser adaptada a cada um destes eventos? De que forma?

Para cada acção, existe uma estratégia de comunicação criteriosamente pensada para ir ao encontro dos objectivos definidos. No Prio Like a Bus, sendo um passatempo totalmente dirigido a jovens, apostámos numa estratégia de marketing de influência, onde criámos o “Gang Like a Bus” composto, desde logo, pelos artistas, as influenciadoras Sara Vicário e Mariana Bossy e pelos actores Bernardo Lobo Faria e Afonso Lopes, todos estes alinhados com o público-alvo definido. Assim, garantimos não só a comunicação regular da iniciativa nas redes sociais, mas, também, um maior envolvimento dos vencedores do passatempo ao longo da viagem de Bus, com o Gang.

Já no Prio Softboard Heroes, tratando-se de um evento de solidariedade social, a nossa preocupação é apoiar a comunicação da organização e garantir que damos o nosso melhor para que, no final daquele dia, as quatro instituições de solidariedade socialsaem da Praia da Física prontas para continuarem o seu fantástico trabalho social.

Este é um projecto que nos enche de orgulho e por isso continuamos a surfar estas ondas solidárias com surfistas profissionais e personalidades bem conhecidas do grande público. Todos com um único objectivo: conquistar a maior fatia possível do prémio para a instituição solidária que representam, com muita energia e diversão.

Este é um evento que em tudo se demonstra alinhado com os nossos valores de responsabilidade social, algo que valorizamos bastante aquando da sele~cção destas iniciativas. Queremos continuar a ajudar a fazer a diferença e, por isso, continuaremos a associar-nos a parceiros e iniciativas como esta.

Texto de Filipa Almeida

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