Portugueses rendidos ao on demand

Apesar de 87% dos portugueses ainda não ter intenção de substituir o serviço por cabo ou satélite que subscrevem actualmente a favor de opções online, a verdade é que 57% admite assistir a programação on demand através da televisão, computador ou equipamentos móveis. Os dados são da Nielsen, que revela ainda que os filmes e as séries são os programas mais procurados. 80% dos inquiridos portugueses quer ver filmes, 59% prefere séries, 38% procura documentários e 34% vai em busca de programas de desporto.

Quanto às razões que levam a maioria dos espectadores em Portugal a não resistir a programação on demand, a Nielsen dá conta que em primeiro lugar está a disponibilidade e possibilidade de ver programas em qualquer momento (40%). Segue-se o facto de se poder assistir a vários episódios de uma só vez (24%) – o já popular binge-viewing. Contudo, nem tudo são vantagens: “Se a publicidade é uma realidade à qual já se habituaram os adeptos da televisão tradicional, nos serviços video-on-demand é algo que os consumidores portugueses gostariam de conseguir bloquear (37%).”

A Nielsen indica ainda que 24% dos portugueses recorre a este tipo de serviço uma a duas vezes por semana, 20% três a seis vezes por semana e 15% uma vez por dia.

Artigos relacionados