Portugueses planeiam gastar 600 euros nas férias

A expressão “ir para fora cá dentro” ganha nova força este Verão. Um inquérito realizado pela Deco Proteste mostra que apenas 6% dos portugueses tenciona viajar para o estrangeiro (especialmente os mais jovens, entre os 25 e os 39 anos), o que significa que a maioria estará a apontar a uns dias de descanso dentro das próprias fronteiras.

O mesmo estudo revela que perto de um quarto dos portugueses não tem planos para o Verão e que 20% vai ficar em casa.

Quanto aos que planeiam viajar e ficar por Portugal, a Deco Proteste indica que perto de 40% vai escolher o litoral, ao passo que 20% opta pelas zonas serranas e 8% para viagens pelo País (com paragens em diferentes cidades).

E quanto vão gastar nas férias? A Deco Proteste aponta para uma média de pouco mais de 600 euros, sendo que aqueles que têm a intenção de viajar para o litoral e para as zonas costeiras apresentam valores um pouco superiores, acima de mil euros.

Covid-19 nas férias?

O inquérito online mostra também que, no geral, os portugueses sentem-se mais seguros do que inseguros a frequentar determinados espaços de lazer: 57% diz que é seguro estar num hotel, por exemplo. Por outro lado, 26% sente-se inseguro, com a faixa etária dos 66 aos 74 anos a demonstrar mais receio (36%).

Nos alojamentos locais, 34% dos inquiridos sente relativa segurança e há mais pessoas receosas de uma possível infecção. Um em cada quatro dos inquiridos pela Deco Proteste não se sente seguro ao hospedar-se num alojamento local ou hostel.

Quanto à possibilidade de arrendar casa, 57% dos inquiridos sentem, no mínimo, alguma segurança neste tipo de opção.

Artigos relacionados