Portugueses fizeram mais de 500 reclamações diárias em 2021

Em 2021, o Portal da Queixa recebeu mais de 500 queixas diárias, em dias úteis da semana, totalizando 173.853 demonstrações de descontentamento e insatisfação com diferentes serviços prestados.

Correio, Transporte e Logística, Serviços da Administração Pública e Comunicações, TV e Media foram as três categorias mais reclamadas na plataforma digital. O ano, ainda marcado pela pandemia, regista um aumento das queixas relativas a burlas online, mais reclamações no sector da saúde e também nos serviços públicos.

À medida que as restrições foram sendo levantadas, a entidade refere em comunicado, ter registado um aumento de reclamações em categorias como Desporto, Ginásios e Clubes e Cultura, Lazer e Diversão. Face a 2020, as categorias que mais aumentaram o número de queixas foram: Internet, Sites e Negócios (uma subida de 46%), Construção, Indústria e Manufactura (41%), Desporto, Ginásios e Clubes (37%), Mobiliário, Decoração e Electrodomésticos (24%) e Cultura, Lazer e Diversão (19%).

Ainda assim, as marcas e empresas demonstraram uma preocupação na resolução dos problemas reportados pelos consumidores no Portal da Queixa. Nas categorias com “Maior Taxa de Solução” destacaram-se: Água, Electricidade e Gás, Correio, Transporte e Logística, Hiper e Supermercados, Informática, Tecnologia e Som e Comunicações, TV e Media, sendo que, quatro destas categorias estão entre as cinco com mais reclamações.

«O ano que termina demonstrou, mais uma vez, o papel importante que temos numa nova realidade de consumo. Hoje, o consumidor está mais atento e exigente. As marcas que trabalham connosco sabem disso e estão na linha da frente para prestar um melhor serviço ao cliente. E o consumidor sabe que na nossa plataforma encontra informação real e isenta», diz Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

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