Portugueses estão de volta às salas de cinema

Depois de um primeiro semestre de constante quebra, as salas portuguesas de cinema parecem ter invertido o ritmo e voltado a apresentar sinais de crescimento. Novembro foi o quarto mês consecutivo de subida na receita bruta, de acordo com os mais recentes dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

No mês passado, verificou-se um crescimento de 40% na receita bruta, face ao mesmo período de 2017, alcançando os 7,2 milhões de euros. O número de espectadores também tem vindo a aumentar desde Setembro, registando-se um salto de 37,9% em Novembro (1,3 milhões).

No acumulado do ano, a animação lidera o top dos filmes mais vistos. “The Incredibles 2: Os Super-Heróis” é, para já, o filme que mais espectadores levou ao cinema (cerca de 605 mil). Seguem-se “Hotel Transylvania 2: Umas Férias Monstruosas” e “As Cinquenta Sombras Livre”. No top 5 há ainda espaço para “Vingadores: Guerra do Infinito” e “Deadpool 2”.

Passando para o ranking dos filmes nacionais mais vistos, “Pedro e Inês” surge em primeiro lugar, à frente de “Bad Investigate”, “Soldado Milhões”, “Carga” e “Linhas de Sangue”.

Em termos de distribuidor, a Nos Lusomundo Audiovisuais mantém a liderança, ainda que se tenha registado uma quebra de 3,8% na receita bruta e de 6,3% no número de espectadores. Em Novembro, a mesma empresa manteve também a coroa de maior exibidor, apesar dos recuos de 3,1 e 5,3% na receita bruta e espectadores, respectivamente.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão