Portugueses continuam a optar pelo cartão de débito em compras online

As compras online têm vindo a ganhar terreno nos últimos anos e já se posicionaram como uma das opções prioritárias para os consumidores. O simples facto de comprar um produto e pagar por ele a partir de qualquer lugar e a qualquer momento transformou radicalmente o comportamento e os hábitos de consumo dos utilizadores.

De acordo com a edição de 2022 do “Estudo da Economia e da Sociedade Digital em Portugal” da ACEPI, realizado em parceria com a consultora IDC, o volume de negócio do comércio electrónico em Portugal em 2022 atingiu os 129,5 mil milhões de euros, ou seja, 56,5% do PIB nacional.

Para além disso, e de acordo com o barómetro de e-Commerce da Marktest, 72% dos portugueses que compra online fá-lo pelo menos uma vez por mês, enquanto 61% admite tê-lo feito na semana anterior.

Esta imersão nas compras online deve-se também à facilidade nos processamentos das transacções e às diferentes tipologias de pagamento que as lojas online disponibilizam. A implementação das compras digitais, e mais ainda após o boom gerado pela Covid-19, fez com que muitas lojas online repensassem se os diferentes métodos de pagamento que estão a oferecer aos utilizadores são suficientes.

O pagamento através de cartão de débito continua a ser a opção prioritária para a maioria dos compradores online. De acordo com os dados da Statista relativos a 2022, 63% dos compradores online diz que escolheu o cartão de débito como primeira opção de pagamento, enquanto o cartão de crédito foi escolhido por 46% dos entrevistados.

As carteiras eletcrónicas, como a PayPal, são a segunda opção mais escolhida pelos utilizadores. Especificamente, e de acordo com a Statista, 59% decide optar por fazer as suas transacções online através deste método de pagamento. Ao já conhecido Amazon Pay, Apple Pay ou Google Pay foram adicionados outros como o Stripe, Square ou Skrill nos últimos anos.

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