Portugal está a testar veículos autónomos

Até à próxima quinta-feira, dia 18, uma auto-estrada portuguesa serve de palco para testes com veículos autónomos. Durante quatro dias, dois automóveis desenvolvidos pela Universidade Politécnica de Galiza e CTAG – Centro Tecnológico de Automacion de Galiza e, ainda, um carro conectado assinado pela Bosch vão circular na A9/CREL.

Os testes realizam-se nos dois sentidos, entre os nós da Pontinha (km 10) e de Odivelas (km 17), a partir do meio da manhã e até ao meio da tarde. Em comunicado, a Brisa explica que o horário escolhido visa evitar os períodos de maior tráfego. Ainda assim, os condutores que passem pelo local terão a oportunidade de se cruzar com estes veículos em movimento: “Além de rodarem enquadrados por uma formação de veículos da GNR, terão a bordo um condutor que poderá intervir, em caso de necessidade durante os ensaios.”

Simular incidências concretas de trânsito, como piso escorregadio, veículos imobilizados ou em marcha lenta, é o objectivo do piloto em curso. Desta forma, será possível perceber se os automóveis testados estão em condições de adoptar o comportamento mais correcto face a cada situação, superando os sucessivos desafios em segurança.

Os testes, realizados no âmbito do projecto europeu AUTOC-ITS, estão a ser promovidos pela Brisa em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal