Suécia é o país com melhor reputação. Portugal em 16.º

Portugal subiu uma posição no ranking dos países com melhor reputação: na edição deste ano do Country RepTrak, aparece no 16.º lugar. Segundo a Lift Consulting, que representa o Reputation Institute no País, é um dos 17 países que gozam de uma reputação “excelente” ou “forte”. Os restantes não vão além de “moderada” ou “pobre”.

Portugal é também considerado um dos países com mais notoriedade e reputação a nível internacional. Ainda assim, o primeiro lugar da lista cabe, uma vez mais, à Suécia, que vem provar que tamanho não é sinónimo de qualidade. Logo depois, surgem a Suíça, Noruega, Finlândia, Nova Zelândia, Canadá, Dinamarca, Austrália, Holanda e Irlanda.

«Capacidade de acolhimento, segurança, beleza e ética continuam a ser os indicadores mais valorizados na reputação dos países. Estes indicadores por si só representam mais de metade da reputação de um país. Tal como as empresas e os CEO com melhor reputação no mundo, os países com reputação mais forte são proactivos no que diz respeito à gestão da opinião pública», explica Nicolas Georges Trad, COO do Reputation Institute e responsável global pelas operações da consultora.

Seis dos países no top 10 são europeus e oito deles fazem também parte do top 10 do Ranking Mundial da Felicidade 2019. Reino Unido, Arábia Saudita, França, Israel e Venezuela são os países que mais caíram, ao passo que Vietname, Argélia, Singapura, Suíça e Polónia foram os que mais subiram em relação ao ano passado.

Nicolas Georges Trad sublinha ainda que a reputação de um país tem menos a ver com PIB, tamanho e população. Por outro lado, está mais relacionada com a capacidade de desenvolver um ambiente atraente, de comunicar comportamentos éticos e de criar um sentimento de conforto e bem-estar.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Via Verde Estacionar Lisboa com 1.º estacionamento gratuito