Pokémon Go tornou-se viral sem investir em Marketing

O passa-a-palavra continua a ser uma das melhores formas de comunicação e promoção e o recém-lançado Pokémon Go é prova disso mesmo. As empresas por detrás do novo jogo para o smartphone – Nintendo, Niantic Labs e The Pokémon Company -, terão investido praticamente nada na divulgação do Pokémon Go, apoiando-se nos milhares, ou até milhões, de fãs da saga de animação.

Em apenas alguns dias (o jogo foi lançado no passado fim-de-semana), o Pokémon Go conquistou o primeiro lugar de algumas lojas de aplicações e valeu à Nintendo mais de seis mil milhões de euros. Mas tudo isto se deve, em grande parte, aos utilizadores que já descarregaram o jogo e que têm partilhado incessantemente imagens dos pokémons que capturam.

Até em Portugal, onde o jogo ainda não está disponível oficialmente, as redes sociais estão inundadas de referências ao Pokémon Go. A própria marca, porém, pouco tem partilhado o jogo e não lançou qualquer tipo de spot televisivo, por exemplo, de acordo com a Advertising Age.

Para já, o Pokémon Go está apenas disponível, de forma oficial, nos Estados Unidos da América, Austrália e Nova Zelândia. Além das cópias que já circulam pela Internet, existe ainda outro potencial fenómeno: programadores responsáveis por jogos que já existem poderão alterar as suas plataformas de modo a inserir funcionalidades de realidade aumentada, já que o Pokémon Go provou que a tecnologia pode funcionar.

De onde vem a receita?

Tendo em conta que o download do Pokémon Go é gratuito, como poderão os criadores ganhar dinheiro com o jogo? Em primeiro lugar, os utilizadores poderão optar por formas mais fáceis de avançar no jogo que obrigam ao pagamento de pequenas quantias, à semelhança do que acontece em aplicações populares como o Candy Crush.

Em segundo lugar, o Pokémon Go terá locais patrocinados. John Hanke, CEO da Niantice,  disse ao The New York Times que os contornos desta possibilidade ainda estão a ser desenhados, mas que poderão existir lojas ou restaurantes, por exemplo, cujas direcções serão indicadas aos jogadores mediante um patrocínio.

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