Pode o fim das filas para pagar estar a chegar? Já há tecnologia para isso

A forma como os consumidores fazem compras tem mudado de forma acentuada ao longo dos últimos anos e a evolução não parece ficar-se por aqui. A Fast Company elaborou uma lista com três formas em como a compra de produtos será facilitada nos próximos tempos – do fim das filas para pagar a não ter de se preencher os dados de pagamentos online.

Uma das grandes inovações que deverá chegar aos mercados ocidentais em breve é o de enviar uma mensagem para a loja e fazer a compra directamente dessa forma. Por exemplo, contactar a Apple e pedir uns AirPods por SMS. Este método já é utilizado em Singapura, na China, e em breve será uma realidade nos EUA, com a adesão de empresas como a Text Retailer, Text2Shop e Walmart.

No que toca ao preenchimento – por vezes penoso – dos dados para pagamento cada vez que se compra algo num novo site, a startup Fast apresenta uma solução: um sistema que permite aos consumidores adquirir seja o que for na internet com um simples clique no botão “Comprar”, sem necessidade de login.

De acordo com a empresa, o sistema que permite este método pode ser instalado nos websites das lojas em menos de uma hora. A The Guardian Bookshop, que permite aos leitores do órgão de comunicação social adquirirem os livros mencionados em determinado jornal, registou um aumento de encomendas de 43% depois de instalar a solução da Fast.

Por último, mas não menos relevante, o fim das filas nas lojas. Embora já existam caixas de self check-out em muitos locais, nem todas são intuitivas e é muitas vezes necessária a presença de alguém, caso o sistema não funcione apropriadamente. E também para este problema parece já existir uma solução: sistemas que permitem aos consumidores sair da loja sem passar os códigos de barras pelo leitor. Como? Através de uma tecnologia que faz a digitalização automática dos produtos, reconhecendo até mesmo legumes, vegetais, frutas e a artigos avulso, calculando o seu peso e o seu valor.

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