Pingo Doce: «A nossa relação com a vizinhança não acaba na porta de cada loja»

Chegou ao fim a terceira edição do Programa Bairro Feliz com a divulgação dos 454 projectos que este ano serão apoiados a nível nacional pelo Pingo Doce.

Através deste programa, inserido na política de responsabilidade social do Pingo Doce, cada loja apoia, com um donativo de até 1000 euros, uma causa que promova um impacto positivo na comunidade onde se insere.

«Foi com grande entusiasmo que o Pingo Doce realizou esta terceira edição nacional do Bairro Feliz e assistiu à mobilização dos vizinhos e das instituições locais que inscreveram perto de 3.000 ideias de diversas tipologias e também, na fase de votação, à fortíssima participação dos clientes do Pingo Doce, de norte a sul do país e ilhas da Madeira e dos Açores, para votarem nas suas causas preferidas. Deixo uma palavra de agradecimento e orgulho pelo enorme empenho de todos nesta importante missão de promover Bairros mais felizes», afirma Filipa Pimentel, directora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.

Recorde-se que este programa do Pingo Doce pretende dar voz aos vizinhos e às entidades locais, dando-lhes a possibilidade de inscreverem as ideias que gostariam de concretizar no seu bairro e em prol do bem-estar da vizinhança.

Iniciado em 2019, o Programa Bairro Feliz teve este ano a sua terceira edição nacional e decorreu em 18 distritos de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Ao longo das edições passadas já foram concretizadas mais de 1.030 causas.

No âmbito do Programa Bairro Feliz, a Marketeer conversou com Mariana Lino, coordenadora de Responsabilidade Social e Impacto Local do Pingo Doce. Acompanhe a conversa.

Porque é que continua a fazer sentido a aposta no Programa Bairro Feliz?

O Bairro Feliz e um programa do Pingo Doce para toda a comunidade – grupos informais de vizinhos, instituições, escolas, corporações de bombeiros, e surgiu da grande vontade do Pingo Doce de apoiar as comunidades com ideias que tornem os nossos bairros mais felizes. Por todo o país, incluindo nas regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, temos ajudado causas diversas em vários âmbitos.

Desde o grupo de vizinhos que pretendia criar uma biblioteca numa escola, de modo a fomentar hábitos de leitura, ao grupo que pediu apoio para plantar dez árvores de fruto da região, no âmbito da promoção da agricultura sustentável e do gosto pelo cultivo biológico, passando pelas causas com cariz mais social, apoiam pessoas com carências alimentares, há muitos exemplos que podem ser consultados no site do Pingo Doce.

É uma iniciativa que tem crescido de ano para ano e se tem revelado uma aposta ganha. Por isso é, naturalmente, um projecto que queremos manter. Ainda há muitas ideias de instituições e de vizinhos das nossas lojas para concretizar, só pode fazer sentido continuamos a apostar em bairros felizes.

Entre as várias áreas (Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Lazer, Educação, Ambiente e Apoio Animal) quais as que tiveram predominância em termos de votações e de vencedores?

As áreas que tiveram uma maior predominância em termos de votações e de vencedores espelham um pouco o que se vive pelos bairros de todo o País e o programa Bairro Feliz, permite-nos ter, a cada ano, conhecimento das necessidades reais das comunidades onde estão as nossas lojas. Observamos vários pedidos de cariz social e cidadania, nomeadamente de associações de bombeiros que pretendem colmatar as dificuldades vividas diariamente na prestação de socorro a s vítimas, de instituições com carências alimentares, pedidos de ajuda para a melhoraria de espaços de IPSS, ou pedidos de apoio destinados a idosos carenciados.

Nesta edição, também se destacou a causa animal, principalmente com pedidos de apoio para alimentar ou esterilizar animais de rua, e também a área da cultura e lazer, com algumas escolas que procuram melhorar infraestruturas ou proporcionar melhores condições de lazer e aprendizagem aos seus alunos.

Qual a importância do envolvimento das comunidades no dia-a-dia das lojas?

Em cada loja Pingo Doce existe já uma grande relação com clientes, vizinhos e moradores de cada bairro. O Pingo Doce faz parte do bairro e empenhamo-nos em cuidar das comunidades onde estamos integrados. O Programa Bairro Feliz é exemplo disso, com o qual pretendemos ser ainda mais activos na comunidade local e reforçar que a nossa relação com a vizinhança não começa nem acaba na porta de cada uma das nossas lojas. Mas também noutras áreas, nomeadamente em situações de emergência social, na colmatação de carências alimentares, no combate ao isolamento dos idosos, na promoção da saúde pela alimentação; na preservação da biodiversidade e na promoção da literacia infantil. Claro que estes apoios estreitam e fortalecem o vínculo com as comunidades locais e promovem ligações estreitas com o bairro e os “vizinhos” de cada loja, mas o nosso principal objectivo e contribuir para o bem-estar das comunidades.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados