Pestana Palácio do Freixo: hotelaria diferenciadora

Instalada nas margens do rio Douro, esta unidade hoteleira do Grupo Pestana associa património histórico e conforto. A conjugação de uma série de aspectos diferenciadores levou a que este edifício fosse escolhido para acolher o hotel, como a sua localização geográfica. A esta, fonte do grupo acrescenta, o facto de «ser património classificado e um expoente máximo do Barroco Civil português, da autoria de um nome incontornável para a cidade, Nicolau Nasoni», acrescentando que «o Edifício Harmonia, um anexo do Palácio do Freixo, é também um brilhante exemplar do património industrial da época, bastante disruptivo».

No Pestana Palácio do Freixo o hóspede pode desfrutar da combinação entre conforto contemporâneo e uma experiência cultural genuína, sendo que, nas áreas comuns, depara-se com mobiliário da colecção do Arquivo da Torre do Tombo e da Câmara Municipal do Porto. «Nas paredes, os nossos hóspedes podem admirar obras do mestre Júlio Resende e, ainda, ver a exposição permanente “Goa”, resultado de uma parceria com a Fundação Júlio Resende», refere fonte do grupo. «Passear pelos magníficos jardins que rodeiam o palácio, dar um mergulho numa piscina panorâmica, onde consegue observar o movimento do rio, fazer um tratamento no Magic SPA by Pestana são outras das actividades propostas.»

De acordo com o Grupo Pestana, o Pestana Palácio do Freixo apresenta-se ao mercado como um verdadeiro resort urbano, que reúne inúmeras facilidades para acomodar qualquer tipo de hóspede, «além de ser membro dos Leading Hotels of the World, uma associação que integra um portefólio de hotéis de luxo com standards de serviço exigentes e posicionadores, a que apenas locais icónicos podem ter acesso».

Um hotel singular

Com 87 quartos e suítes, o Pestana Palácio do Freixo apresenta um total de 11 tipologias maioritariamente possuidoras de vistas para o Palácio e para o Douro. Para atender os hóspedes que chegam em busca de tranquilidade, a unidade possui um staff residente composto por uma equipa de cerca de 90 colaboradores.

Perante uma classe de viajantes cada vez mais exigentes, o Pestana Palácio do Freixo apresenta um conjunto de propostas e serviços diferenciadores, de entre os quais se destaca a gastronomia. «Esta é, sem dúvida, uma das apostas mais fortes do Pestana Palácio do Freixo. No Restaurante Palatium, a proposta é de terroir do norte de Portugal, onde podemos degustar os produtos sazonais, como os peixes do Atlântico Norte ou de rio, as carnes dos diversos pastos nortenhos, os legumes e frutas locais, sempre com técnicas de elevação gastronómica, quer pela sua simplicidade, quer pelo respeito do receituário histórico.» No Bar Nasoni, é disponibilizado um All Day Dining Menu, que poderá ser servido no terraço. Aqui a proposta é harmonizar produtos locais com influência internacional.

Desta forma, sempre com respeito pelo terroir local, o hotel oferece experiências do melhor que a cidade e a região têm para dar, «sem nunca deixar de dar pontos de contacto de influência internacional. No Bar Nasoni pretendemos proporcionar uma experiência onde o Vinho do Porto, por exemplo, está sempre presente. Desta forma honramos e celebramos este produto tão português de qualidade única reconhecido internacionalmente», salienta a mesma fonte.

No que diz respeito a outras actividades, o hotel disponibiliza, ao domingo, sessões de ioga, realizadas nos jardins, sunsets com música ao vivo no Bar Promenade e um espaço exterior para que os hóspedes possam usufruir dos tratamentos do Magic SPA by Pestana ao ar livre. «No Verão, com vista para o rio Douro, temos uma proposta que permite usufruir do rio e da paisagem: um jantar em que o barbecue assume o protagonismo, acompanhado por música ao vivo», refere fonte do Pestana, «e, ao longo do ano, disponibilizamos um shuttle gratuito até ao centro da cidade, permitindo que o viajante consiga estar na azáfama da baixa do Porto e, a qualquer momento, na tranquilidade do Pestana Palácio do Freixo».

Entre a história e a actualidade

Toda a vida da unidade assenta num conceito e filosofia muito simples, no respeito pela história que o Palácio do Freixo representa para a cidade do Porto e para Portugal. Como afirma fonte do grupo, «o nosso propósito é oferecer o conforto contemporâneo de um hotel no século XXI, em harmonia com o legado que ostentamos. Tentamos ex
ponenciar ao máximo a história do Palácio, em harmonia com o melhor que o Porto e o Norte possuem, de forma a providenciar uma autêntica experiência local».

Procurado, sobretudo, por hóspedes portugueses, brasileiros, norte-americanos e britânicos, o Pestana Palácio do Freixo está vocacionado, tanto para lazer, como se apresenta apto a receber hóspedes em trabalho. «Durante a semana, o hotel tem uma elevada procura de empresas para eventos corporativos e, ao fim-de-semana, para eventos sociais. O sucesso do hotel, desde a sua abertura, deve muito a esta complementaridade entre o mercado corporativo e o social», revela fonte do grupo, relembrando que a própria história do Palácio tem sido marcada pela realização de festas sociais para a realeza ou mesmo reuniões de trabalho, como os conselhos de ministros de diversos governos portugueses ao longo de centenas de anos.

Todas as salas do Pestana Palácio do Freixo beneficiam de luz natural, o que é uma mais-valia, sendo que «as Salas Palacianas estão embelezadas com motivos decorativos superlativos, os espaços exteriores com ambientes naturais únicos, com o rio Douro como cenário». Neste momento o hotel tem capacidade para organizar todo o tipo de eventos, «por mais exigentes que sejam, incluindo casamentos, os quais nos permitem desafiar conceitos predefinidos e criar eventos de sonho». Enquanto resort urbano, em plena cidade do Porto, o Pestana Palácio do Freixo apresenta como opções de lazer as piscinas exterior e interior, um spa com uma grande diversidade de tratamentos, banho turco e sauna, um ginásio e jardins naturais. Num mercado cada vez mais exigente, importa perceber que desafios se colocam no dia-a-dia de uma unidade hoteleira deste género. «Acima de tudo a personalização do serviço. A rotação cada vez mais elevada de equipas, que é uma realidade incontornável neste sector, aumenta este desafio de cumprir com as expectativas de quem nos visita, olhando para cada cliente individualmente e perceber as suas motivações com toda a envolvência externa», refere fonte do Pestana. «Hoje temos um turista mais exigente, que cada vez tem mais know-how de viagem, do que quer e do que não gosta», acrescenta, referindo que a própria manutenção do espaço, um Palácio com quase 300 anos de História, é por si só um grande desafio, «a que o Pestana Hotel Group tem respondido com sucesso há mais de uma década»

Artigos relacionados