Packaging pouco eficiente dá origem a 590 mil viagens desnecessárias este Natal

Tal como aconteceu com a Black Friday, este Natal deverá ser o mais digital de sempre. Estimativas da DS Smith apontam para valores recorde do comércio electrónico, com os europeus a planear comprar mais 24 milhões de presentes online do que em 2019.

No entanto, há um problema que se esconde por entre o rápido crescimento das compras digitais. Segundo a empresa especializada em cartão canelado, o recurso a embalagens pouco eficientes pode resultar em quase 590 mil viagens desnecessárias e aproximadamente 11.400 toneladas extra de CO2 emitidas.

“Um packaging mal desenvolvido significa que menos embalagens podem ser empilhadas em carrinhas e um maior risco de danos, causando um efeito dominó na cadeia de fornecimento que se traduz em mais carrinhas na estrada para entregar os presentes em casas por toda a Europa”, explica a DS Smith em comunicado.

Também o número de embalagens desnecessárias em si aumenta para 350 mil toneladas, o que acarreta riscos para o ambiente, mas também para o negócio e para a reputação das marcas: apenas 32% dos europeus compraria novamente a uma marca se o produto fosse recebido danificado.

No mesmo sentido, 36% dos consumidores afirma que esperaria obter uma troca gratuita caso o presente chegasse danificado, enquanto 40% que solicitaria um reembolso.

Quase um terço dos consumidores inquiridos pela DS Smith indica que as embalagens recicláveis ou reutilizáveis são características particularmente importantes. Há também quem acredite que as embalagens devem ter o tamanho certo para se ajustarem aos produtos e que qualquer espaço vazio deverá ser reduzido ao mínimo (36%).

E esta é uma preocupação que vai além do Natal, uma vez que 45% dos consumidores europeus mostra preocupação relativamente à sustentabilidade e ao uso excessivo de embalagens. Por isso mesmo, 66% mudaria de marca se isso significasse usar menos embalagens.

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