Opinião de Afonso Cruzeiro (L’Oréal Portugal): O marketeer do futuro

Por Afonso Cruzeiro, Go-to-Market director da L’Oréal em Portugal

O mundo está em constante transformação e a forma como se faz marketing reinventa-se com ele. O papel do marketeer nas empresas reforça o seu poder e tem nas pessoas e na tecnologia o seu foco. Serão eles o início, o centro e o fim da estratégia. E com este novo paradigma, quais são as skills esperadas na profissão, no futuro?

Passámos de um mundo VUCA para um mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) e, tendo em conta todo o contexto, é fundamental ter agilidade e capacidade de aprendizagem e adaptação contínua. Há que estar preparado para mudanças rápidas, para a evolução constante do marketing, assim como para a necessidade de adaptação e capacitação para trabalhar novas tecnologias, plataformas e tendências. E, este, será um diferencial importante no sucesso profissional.

Com o crescimento exponencial dos dados disponíveis, é crucial que os marketeers sejam capazes de analisar, interpretar e processar muita Data. Dominar ferramentas de análise de dados e transformar insights em campanhas é fundamental.

Nunca se falou tanto de Inteligência Artificial (IA) e Automação e, à medida que se tornam mais “reais”, há que trabalhar numa familiarização com essas tecnologias. Compreender como usar chatbots, capacidade de análise de previsão e automação de marketing ajudarão a optimizar as estratégias e a personalizar a experiência do cliente.

Sendo o consumidor o centro da estratégia de marketing, há que humanizá-la. Se, por um lado, há que ter a intuição de compreender as emoções e necessidades dos consumidores, desenvolvendo a inteligência emocional para construir relacionamentos sólidos, por outro, há que usar estas capacidades e trabalhar a habilidade – cada vez mais ultrapersonalizada – para contar histórias envolventes e criar conteúdo relevante, com recurso não só a mensagens poderosas como a diferentes formatos e canais (podcasts, vídeo, imagem, social, etc.).

Por último, e não menos importante, uma abordagem sustentável cada vez mais efectiva. O compromisso com as boas práticas do ponto de vista do impacto ambiental e social dos projectos, actividades, canais, ferramentas e processos adoptados, é essencial: para o consumidor, para a marca e para o mundo.

No Grupo L’Oréal trabalhamos todos os dias para Criar a Beleza que faz avançar o mundo e incorporar inovação, tecnologia, diversidade e sustentabilidade, em todas as nossas iniciativas. Projectos como o histórico Brandstorm, a competição global da L’Oréal que convida estudantes e profissionais a repensarem o futuro da Beleza e a capitalizarem as suas ideias num projecto, ou a iniciativa internacional HedCom, da Global Higher Education Network (BUSINET), que desafiou, este ano, estudantes do ensino superior a pensarem a Comunicação para a sustentabilidade, tendo por base o programa L’Oréal For The Future, são exemplos de como a L’Oréal trabalha, forma e incentiva o talento do futuro a desenvolver as suas skills e a capacitar- se para os desafios do mundo e da esfera organizacional do futuro.

Artigo publicado na revista Marketeer n.º 324 de Julho de 2023

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