Ocean Winds, a marca cujo nome foi criado a partir do vento

Chama-se Ocean Winds (OW) e é o nome da marca criada pela EDP Renováveis e pela empresa de energia francesa ENGIE para gerir e desenvolver projectos no mercado eólico offshore. E o seu nome deriva do som do próprio vento.

Para criar este nome, foi captado o som do vento, tendo sido desenvolvida uma nova tecnologia (por engenheiros de som e cientistas) que traduzia estes sons e enviava-os para um espectrograma. Estes dados foram então convertidos numa rede de aprendizagem para criar um conjunto de caracteres com as 26 letras do alfabeto. Todos os dados foram analisados por uma rede neural para identificar pequenas sequências de caracteres. Esta tecnologia viria a viajar para o meio do oceano, para o local de construção de uma nova plataforma eólica offshore e, durante 24 horas, ouviu o som do vento registando, todas as “palavras” que sussurrou. A sequência de letras “OW” foi aquela registada com maior frequência, dando origem ao nome “Ocean Winds”.

Para a criação desta nova marca, foram consultadas quatro internacionais (Saffron, Totem e Superunion) e a portuguesa Partners.«Quando desafiámos as agências para este trabalho, um dos principais requisitos era que a nova marca e identidade visual reflectissem a visão e posicionamento desta nova empresa, bem como a natureza inovadora desta joint-venture e do próprio mercado offshore. Com o objectivo de tornar a “OW” numa empresa de referência de energia eólica offshore, sabíamos que a sua imagem também desempenharia um papel importante. A ideia por detrás da criação desta marca é totalmente irreverente e disruptiva e assim que vimos a proposta da agência Partners, sabíamos que era o caminho certo para mostrar esta nova aposta ao mundo e assim nasceu a primeira marca feita pelo vento», afirma Paulo Campos Costa, director global de Marca, Marketing e Comunicação da EDP.

A Ocean Winds resulta da joint-venture anunciada em 2019 (e controlada em partes iguais) pela EDP Renováveis e pela ENGIE. Em comunicado, a EDP Renováveis explica que esta nova marca vai tornar-se num dos cinco principais operadores mundiais neste sector, uma vez que combina “a capacidade industrial e de desenvolvimento das duas empresas”.

Assista ao vídeo que retrata o processo de criação da marca.

Artigos relacionados