O selo Miss Tata é a nova forma de identificar batata portuguesa

A batata nacional vai chegar pela primeira vez aos consumidores com um selo unificador, o Miss Tata. Segundo a Porbatata, todos os produtores associados vão passar a usar a marca colectiva Miss Tata, colocando-a visível nos sacos de batata à venda em hipers e supermercados.

Trata-se de uma parceria com a APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, com o apoio do Ministério da Agricultura, e que coincide com o início da época de colheita da batata nova. O objectivo é promover este alimento produzido em Portugal, garantindo que os consumidores conseguem identificar facilmente a origem.

«A Porbatata tem como missão promover a batata portuguesa e nesta campanha de divulgação nacional é com a marca colectiva Miss Tata que comunica de forma mais próxima com os consumidores. A preferência por produtos nacionais não é apenas uma necessidade de estímulo económico, é também um incentivo aos portugueses para que escolham alimentos mais saborosos, produzidos localmente e, por isso, mais frescos e amigos do ambiente», afirma Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

O selo Miss Tata também será promovido em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda, até meados de Setembro.

Mónica Ventosa, directora-geral adjunta da APED, acrescenta que o sector da distribuição está permanentemente empenhado em promover e apoiar a produção nacional e que isso mesmo é comprovado pela adesão expressiva das insígnias associadas a esta campanha.

«A habitual cooperação e colaboração entre estes dois sectores ganhou ainda mais relevância no último ano, devido à pandemia, e assume-se agora como fundamental na promoção de produtos nacionais que têm características nutricionais ainda pouco conhecidas do consumidor», comenta Mónica Ventosa.

Batata portuguesa brilha também lá fora

A Porbatata está também a promover uma campanha internacional que envolve o lançamento do selo Miss Tata nas embalagens de batata portuguesa destinadas à exportação.

A associação promoveu também uma acção de divulgação de Miss Tata em órgãos de comunicação social especializados europeus, segundo é explicado em comunicado. Espanha, Holanda e França são os principais mercados.

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