O que está a mudar na criatividade
Depois de Paddy Cosgrave se ter demitido do cargo de CEO da Web Summit – no seguimento da controvérsia face aos comentários sobre a guerra entre Israel e a Palestina e que levou várias marcas a cancelarem a sua participação –, a duas semanas do início de mais uma edição da cimeira, Katherine Maher foi apresentada como a nova CEO. Realizando-se, novamente, no Parque das Nações, em Lisboa, a edição de 2023 da Web Summit reuniu, ao longo dos quatro dias, mais de 70 236 pessoas (43% dos participantes e 38% dos oradores foram mulheres), oriundas de 153 países, tendo a MEO, parceira do evento, registado mais de 40 TB de tráfego durante esse período. O Metaverso não desapareceu, mas a IA esteve em praticamente todos os palcos dos momentos que a Marketeer acompanhou durante o evento: da publicidade ao marketing, do product placement às relações públicas, passando pelos influenciadores e, claro, pelo jornalismo.
Texto de Daniel Almeida, Maria João Lima e M.ª João Vieira Pinto