O papel já chegou às garrafas de cerveja

A Carlsberg está a desenvolver uma garrafa de cerveja que troca o habitual vidro por papel. Os primeiros protótipos já estão disponíveis e prontos para serem testados, sendo que neste momento existem duas propostas em cima da mesa: ambas são feitas a partir de fibras de madeira (semelhante a pepel), mas uma delas recorre a PET reciclado para um dos seus elementos e a outra a PEF 100% biológico.

Segundo a Carlsberg, a nova garrafa é totalmente reciclável e faz parte da estratégia da marca no sentido de desenvolver embalagens sustentáveis para os seus produtos. Até 2030, a Carlsberg pretende alcançar emissões de carbono zero nas suas fábricas e uma redução de 30% na pegada total.

«Apesar de ainda não termos terminado, os dois protótipos são um importante passo em frente», comenta Myriam Shingleton, vice-presidente de Group Development no Carlsberg Group. «A inovação leva tempo e vamos continuar a colaborar com especialistas para ultrapassar os desafios técnicos que restam, tal como fizemos com o Snap Pack (que tem menos plástico)», acrescenta a responsável.

O projecto, apelidado de Green Fibre Bottle, conta desde a sua génese com parceiros como EcoXpac, BillerudKorsnäs e investigadores da Universidade Técnica da Dinamarca, resultando na criação da empresa Paboco. Agora, juntam-se também The Coca-Cola Company, The Absolut Company e L’Oréal.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal