O marketer de performance em Portugal
Por Rita Montezuma, Performance Marketing Specialist na Inokem – Biotech Solutions
Um marketer de performance ou o gestor de tráfego é um especialista em gerar receita para a empresa através de publicidade paga. O marketer de performance constrói os anúncios, elabora relatórios em Looker, analisa os dados e propõe estratégias para melhorar os resultados. Isto inclui os anúncios no Google e Social Media (Linkedin, TikTok, Meta, Instagram, Twitter).
Esta profissão tem vindo a crescer cada vez mais e tem sido muito requisitada em Portugal. Todas as empresas desejam aumentar as suas vendas e, nos dias de hoje, não basta apenas ter uma presença nas redes sociais quando o alcance orgânico é quase inexistente. E se não se investir não se aparece nas redes e, por consequência, também não se vende.
Tornou-se fundamental para as empresas que desejam ter alguma visibilidade investirem em publicidade e contratarem profissionais especializados ou agências. O grande desafio para um marketer de performance é que tem de fazer milagres e malabarismo com um investimento mínimo em anúncios: as empresas esperam atingir resultados em poucos dias e com budgets relativamente baixos.
Na minha opinião, não faz qualquer sentido contratar um marketer só para trabalhar com performance e com um budget mensal de 1000 ou 1500 euros.
Fica demasiado dispendioso e o marketer de performance vai acabar por ficar a contar os minutos para chegar a hora de saída. Mais vale contratar uma agência que, se calhar, cobra apenas 15 ou 20% do investimento mensal (excluindo a fee de setup inicial).
Contudo, existem alguns senãos: quando se contrata uma agência de performance e não tem muito conhecimento nessa matéria, a agência acaba por assumir todo o controlo das contas.
Chega até mesmo a usar a sua conta de anúncios para realizar os anúncios do cliente. O cliente, obviamente, não tem acesso e não consegue visualizar o que a agência faz. Isto acaba por criar uma situação de dependência e vulnerabilidade porque se a empresa por algum motivo quiser rescindir o contrato e optar por outro fornecedor, vai perder todo o seu histórico de anúncios e posicionamento. Além disso, por vezes são necessárias acções imediatas e nem todas as agências têm essa capacidade de resposta.
Por fim o marketer de performance é sem dúvida um elemento fundamental para qualquer empresa e é importante que a empresa avalie muito be qual a opção melhor. E caso alguém fique responsável por fazer a ponte com a agência essa pessoa deve ter todos os acessos ao Google Ads e Meta Business Manager e, acima de tudo, deve ter formação específica em performance para poder analisar os relatórios dados pela agência e propor melhorias e alguns ajustes.