O Continente agora é de “toda a gente”. Marca aposta em nova estratégia de comunicação

Há quase quatro décadas a operar em Portugal, o Continente entra agora numa nova era de comunicação e posicionamento no mercado, que se afirma de “toda a gente”. O objectivo é simplificar as mensagens para os actuais e novos clientes, ajudando a que percam menos tempo a entender o que é transmitido e passem mais tempo a memorizar.

Filipa Appleton apelida a estratégia até agora em vigor de «avenidas paralelas», na medida em que a comunicação era rica, mas feita em paralelo com as diversas temáticas. «Cada vez mais temos de ser mais focados e mais simples», diz a head of Brand & Marketing no evento de apresentação da novidade.

O que é então relevante para o consumidor de hoje, levando-o a escolher um determinado supermercado em detrimento de outro? Para o Continente a resposta está em quatro temas que irão guiar o retalhista alimentar ao longo de 2024: preço, valor e variedade, qualidade e responsabilidade. Transversal a todos eles está a inovação, ancorada na «insatisfação e inquietude constante para dar coisas novas» aos clientes.

Este modelo resulta assim em «avenidas mais verticais», sob o novo mote “O Continente é de toda a gente”, oferecendo um supermercado que permite a quem o visita «ser o que quer, como quer e quando quer», já que pode encontrar num só espaço não só os alimentos para a despensa, mas também vestuário ou electrodomésticos.

A estratégia de comunicação será alocada aos diferentes meios consoante o target e consumo de media para contar a narrativa do “eu”, reflectindo-se em todos os suportes da marca. «Mais do que o Continente ser flexível para todos os clientes, dá o poder de escolha. O cliente não tem de abdicar de nada quando visita uma loja, não tem de se adaptar, porque os desejos e necessidades são respondidos por nós», salienta Filipa Appleton.

Neste sentido, serão contadas histórias simples, do dia-a-dia, em que toda a gente se irá rever, com base no “eucentrismo”. A dar-lhes vida estará a actriz Gabriela Barros, escolhida para protagonizar tanto a campanha principal, que será lançada a 1 de Março, como os restantes filmes que irão retratar situações mundanas. Sobre esta escolha, Filipa Appleton salienta à Marketeer que Gabriela Barros «é uma actriz reconhecida pela sua versatilidade, contribuindo para uma representação autêntica do Continente, em diferentes momentos e plataformas» e que, ao mesmo tempo, «entretém com uma comunicação leve e bem-humorada».

A criatividade da campanha ficou a cargo da Fuel, enquanto a realização recaiu sobre Fernando Mamede, da More Maria.

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