Número de portugueses que acompanha a Eurovisão sobe 20%

O que pensam os portugueses da edição deste ano da Eurovisão? Um estudo elaborado pelo IPAM revela que a maioria dos portugueses (68%) irá assistir ao festival, o que representa um aumento de 20% em relação aos cidadãos que acompanham o evento habitualmente.

O mesmo estudo indica que 69% dos inquiridos encontra na vitória do ano passado, por parte de Salvador Sobral, a principal motivação para ver o Festival Eurovisão da Canção. Por outro lado, há quem considere o facto de Portugal ser o anfitrião da competição a principal razão (66%).

Quanto à possibilidade de Portugal ganhar novamente a Eurovisão, 78,4% dos inquiridos mostram-se cépticos.

Segundo o estudo do IPAM, 82,1% dos portugueses indica ser positiva e muito importante a realização do evento em Portugal. Além disso, a maioria considera que a Eurovisão terá impacto no País, tanto em termos de reconhecimento da sua capacidade para organizar grandes eventos como em termos de notoriedade e aumento de receitas directas e indirectas.

Música, Competição, Cultura, Alegria, Popular foram as palavras escolhidas pela maioria dos inquiridos para caracterizarem o evento. Contudo, também palavras como Aborrecido e Desactualizado foram associadas.

Quem vê a Eurovisão?

O IPAM tentou também perceber como se caracteriza o perfil do português que assiste habitualmente ao Festival da Eurovisão. A análise revela que o acompanhamento do evento é feito através da televisão na grande maioria dos casos (98,9%), junto da família (76,7%) ou amigos (11,1%).

Dos que acompanham habitualmente a Eurovisão, apenas 6& costuma participar no processo de votação através do telefone.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva