Nova campanha sensibiliza mães a cuidarem do coração

Em Portugal, a incidência do enfarte agudo do miocárdio é elevada. Segundo João Brum Silveira, presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), «esta realidade deve-se, em muito, ao estilo de vida contemporâneo», pelo que é necessário sensibilizar os cidadãos, e as mulheres em particular, para a adopção de um estilo de vida mais saudável «para que no futuro possam beneficiar de uma vida tranquila com os seus filhos».

E é este o propósito da nova campanha da associação, desenvolvida por alunos da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), ao abrigo de uma parceria estabelecida entre as duas instituições. Tirando partido do facto de que o Dia da Mãe se assinala no primeiro domingo de Maio, a APIC foca as suas atenções nas mulheres, lançando o mote “Coração de Mãe. Se quer o Futuro, Cuide do Presente”.

De âmbito nacional, a nova acção de consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio mostra que as mães apenas poderão acompanhar os seus filhos se tiverem em atenção os comportamentos que poderão fragilizar o coração.

«Sabemos que todos os dias estamos sujeitos a elevados níveis de stress e de ansiedade. As mulheres não são excepção, uma vez que vão gerindo, por vezes ao mesmo tempo, as suas tarefas profissionais e as pessoais. Além disso, também os factores de risco como hipertensão, dislipidemia, diabetes, menopausa, tabagismo, excesso de peso e sedentarismo contribuem para o aumento do risco de desenvolver esta doença», explica o presidente da APIC.

Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Numa situação destas, deve-se ligar para o 112 e seguir as instruções.

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