NOSSA: Criatividade humana e pensamento digital ao serviço das marcas

Fundada em 2008, a NOSSA assume-se como uma das maiores agências nacionais independentes. Nesta Marketeer Talk, os três sócios – Nuno Cardoso, Creative Partner, Duarte Durão, Managing Partner e Vasco Teixeira-Pinto, Digital Partner –, abrem-nos as portas da agência, reforçando a filosofia e missão que os trouxe até aqui, sem esquecer a visão para o futuro próximo.

Como explica Nuno Cardoso, a NOSSA é hoje «uma empresa 100% portuguesa, independente, que tem mais de 60 pessoas e que, ao longo destes 15 anos, trabalhou marcas de todos os sectores e de todas as indústrias».

Sempre prontos para inovar, na NOSSA a criatividade é uma das palavras de ordem, assim como o espírito de equipa, em que todos são convidados a sentirem-se parte de uma grande missão. E essa missão passa precisamente por nunca negarem um bom desafio, aproveitando contextos de crise para se reinventarem e reposicionarem. «Temos sido beneficiados pela nossa resiliência e competitividade, além do foco no negócio e na criatividade. Gostamos concursos, porque é uma forma de nos testarmos e de verificarmos que a nossa estratégia e a nossa criatividade se tornam eficazes», acrescenta o Creative Partner.

Sendo a criatividade o core do trabalho da NOSSA, o digital é uma das áreas que tem vindo a ganhar destaque na oferta da agência. «Tem vindo a crescer, por um lado, mais especializado nas áreas técnicas, por outro lado, e de forma mais natural, no pensamento criativo e nas ideias que lançamos para a rua. Isto faz com que o nosso portfólio de serviços esteja a aumentar e podemos dizer que temos a área de estratégia, de publicidade, e digital, que se divide em social media e em desenvolvimento web propriamente dito, além da área de branding e da activação de eventos», complementa Vasco Teixeira-Pinto, Digital Partner.

Aliás, a tendência de crescimento para os próximos anos assenta, precisamente, em áreas específicas. «Pretendemos crescer em áreas de actuação que sejam complementares ao que temos actualmente. E aí temos o marketing digital, particularmente na área de performance, uma área onde não estamos e que entendemos que é relevante. Temos também a Web 3.0 e a área de eventos e activação, que nasceu na pré-pandemia e que correu tão bem que deu origem a uma empresa satélite que se chama MOSSA», partilha Duarte Durão, Managing Partner.

 

Assumindo-se como uma agência experimentalista e que gosta de fazer coisas originais e disruptivas, o lema da NOSSA assenta na frase “juntamos a criatividade humana ao pensamento digital”, e o resultado tem-lhe valido diversas distinções e prémios. «Eu e o Duarte, que viemos da área mais tradicional da publicidade de televisão, rádio, outdoor e imprensa, acabámos, juntamente com o Vasco, por criar uma simbiose perfeita entre o tradicional e o digital, o que nos tem trazido imensos prémios, seja reconhecimento como Melhor Agência em experiências de marca, seja como Melhor Agência Digital do ano. Para nós, é um prazer receber prémios e distinções em áreas tão diferentes. Mostra muita da versatilidade que temos», reflecte Nuno Cardoso.

Campanhas marcantes, estratégia de internacionalização e quais os principais desafios que esperam enfrentar num futuro próximo foram outros dos temas falados nesta Marketeeer Talk, que pode ver, na íntegra, aqui:

Artigos relacionados