NOS: De volta à dança e aos encores

A associação da NOS a alguns dos maiores festivais de Portugal conta com mais de dez anos, um período em que os dois mundos, o da música e o da tecnologia, se tornaram cada vez mais próximos. «A tecnologia que a NOS traz é cada vez mais um factor incontornável na experiência dos festivais», sublinha Rita Torres Baptista, directora de Marca e Comunicação da NOS.

«Os festivais de música são dos poucos eventos em que os uploads são superiores aos downloads, o que nos diz que é tão importante estar no recinto como poder partilhar essa felicidade com o mundo lá fora. Os telemóveis que servem para encontrar os amigos, que se iluminam como isqueiros, que já são forma de pagamento, que fazem um live instantâneo, ou que tiraram uma foto que se guarda para sempre, são o must-have da experiência. A tecnologia é um verdadeiro expansor e a rede da NOS tem que estar à altura desta experiência que se quer cada vez mais memorável», reforça.


A NOS É A REDE DA EMOÇÃO

Principal patrocinador do NOS Alive e do NOS Primavera Sound, a NOS é a rede que os regista, amplifica e liga a todos. É na rede da NOS que corre toda a emoção dentro e fora do festival.

Por ser tão relevante, a NOS reforçou a sua rede nos recintos de ambos os festivais: “A rede da NOS, fixa e móvel, é invisível mas é fulcral para os festivais funcionarem. É o suporte a todas as operações, dos palcos, à zona de restauração, à zona de imprensa, onde centenas de jornalistas fazem a cobertura para todo o mundo, sem esquecer, claro, os milhares de pessoas que vêm viver a experiência.» São mais de 60 km de fibra no NOS Primavera Sound e 100 km nos 11 hectares do NOS Alive, para além do reforço da rede 5G, com antenas dedicadas que darão 10x mais velocidade e suportarão as necessidades cada vez mais exigentes dos clientes.


UM BALANÇO POSITIVO

Olhando para trás, o balanço da aposta na música «é muito positivo », sendo, actualmente, «inegável que a identidade da NOS foi construída também com a influência deste território». Segundo Rita Torres Baptista, a NOS olha para a música não só como um activo de patrocínios, mas também como um elemento de comunicação e um importante elo de ligação aos clientes. Representa, por isso, uma forte aposta, que é evidente desde o lançamento da própria marca, que contou com uma música e um concerto em holograma dos Queen.

Este percurso na música é marcado também pela sua presença nas grandes campanhas da marca, como são exemplo a campanha “A net da NOS é giga”, que potenciou a colaboração remota e contou com dezenas de artistas nacionais, dos Clã a Conan Osiris, ou mesmo com a iniciativa “Nada nos pode separar” que, na ausência de festivais, uniu milhões de portugueses em torno de uma música criada em parceria com Mariza e de um concerto durante o confinamento decorrente da pandemia de Covid-19.

«É com muito orgulho que a NOS assume esta espécie de responsabilidade histórica de marca na música, onde tem desempenhado um papel relevante no desenvolvimento do panorama musical em Portugal, algo que pretendemos continuar a fazer. A missão da NOS é ligar as pessoas ao que as apaixona e, nessa medida, a música faz parte da vida da NOS», resume Rita Torres Baptista.


PRONTOS PARA REGRESSAR

Agora que a vida parece retomar alguma normalidade, a NOS sabe que «as pessoas estão sedentas de voltar a sentir as emoções dos festivais e da música ao vivo» e a marca está preparada para entregar ao público tudo aquilo por que tanto esperou. Segundo Rita Torres Baptista, «a música é um grande passion point» dos portugueses e, além disso, «é um território fortemente emocional, que ocupa um lugar único na vida e na mente das pessoas» e ao qual a NOS é uma das marcas mais associadas.

“Voltar” é a palavra de ordem para este ano. Rita Torres Baptista não tem dúvidas de que todos estão prontos para voltar à música, aos risos, aos encontros com amigos, às danças e aos encores. «Voltar porque as saudades apertam e as memórias já não chegam para acalmar a vontade de viver as emoções que só os espectáculos ao vivo proporcionam», vinca.


O CASE STUDY NOS ALIVE

Segundo Rita Torres Baptista, o NOS Alive amplifica o posicionamento de proximidade da NOS e tem sido o festival com maior notoriedade do País. Afigura-se o mais atractivo, o mais icónico e o que simboliza melhor a força e a emoção da música ao vivo. «O NOS Alive é, desde logo, um case study no que diz respeito à colaboração entre uma marca e um promotor, 14 anos de estreita colaboração entre a NOS e a Everything is New (EiN). Pelo seu posicionamento, dimensão e impacto nacional e internacional, o festival é, hoje, o maior contributo para a associação da marca ao território da música», refere.

Este ano, o NOS Alive está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés, entre os dias 6 e 9 de Julho, e promete “o melhor regresso de sempre”, pelo que as expectativas estão elevadas.

Para a NOS, a estratégia passa por possibilitar momentos de pura celebração, de todos e para todos, fazendo do NOS Alive ainda mais um lugar de expansão e libertação de emoções. «O NOS Alive é um importante construtor de relação e proximidade da marca com as pessoas e esta edição será, sem dúvida, marcada também por uma revolução invisível, trazida pela NOS» e é aí que entra a tecnologia – que, embora não seja palpável, está sempre presente e assume mesmo um papel essencial para eternizar e partilhar momentos.

A marca vai oferecer mil bilhetes aos seus clientes, mesmo para os dias já esgotados. E vai lançar a app NOS Alive, através da qual será possível consultar o cartaz, personalizar a agenda, consultar informações úteis do recinto ou integrar a playlist do festival no Spotify.

A directora de Marca e Comunicação revela que é também um ano em que reforçam a presença da WTF, a marca dedicada aos jovens, com o naming do palco WTF Clubbing e com um passatempo exclusivo para clientes WTF (oferta de 200 bilhetes). Sobre o novo palco WTF Clubbing, Rita Torres Baptista adianta que surgiu para ser a montra da música electrónica e da dança na edição 2022 do NOS Alive, um verdadeiro ponto de paragem para os mais novos e para quem gosta de se mexer ao ritmo dos melhores sons: no fundo, «um palco que se apresenta com uma energia única que gravita em torno da identidade e do espírito WTF, a marca de uma geração que procura inspirar e equipar cada um para ser o que mais gosta».

Para lá do WTF Clubbing e da oferta de bilhetes para clientes, a grande activação da NOS é o próprio festival, do qual é naming sponsor, com foco especial no palco NOS e no já emblemático pórtico de entrada NOS, que recebe todos os festivaleiros com actuações de bandas portuguesas.

«Durante os quatro dias do festival teremos ainda acções exclusivas para clientes NOS, como a Bancada NOS – um local dedicado exclusivamente a clientes, para que possam assistir confortavelmente aos concertos –, ou a oferta de 50 GB de dados, para usufruírem livremente durante o evento», conta Rita Torres Baptista, acrescentando que a NOS manifesta o máximo envolvimento e o máximo compromisso com os eventos a que dá o nome.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.

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