Nasceu um novo grupo de comunicação que dá pelo nome de Grupo GW

Chama-se Grupo GW e é hoje, formalmente, apresentado ao mercado. Composto pela agência de comunicação Guess What (criada, em 2008, por Jorge Azevedo e Renato Póvoas) e pela agência criativa Circle, o objectivo da criação do Grupo GW passa por demonstrar que um grupo português de comunicação consegue afirmar-se como um dos principais players do mercado.

«Nos últimos anos, o mercado tem-se dividido num cada vez maior número de plataformas de comunicação, o que faz com que as audiências, também elas, se dividam, obrigando os criadores de conteúdo, como nós, a reagir. E o que nós percebemos é que, para reagir ao movimento de divisão do mercado, temos de fazer o movimento inverso: unindo-nos. Porque só a união de valências num ambiente de trabalho uno e colaborativo consegue criar um trabalho coeso, coerente e diferenciador. A constituição do Grupo GW assumiu-se como uma necessidade e dele sairá uma resposta estrategicamente mais sólida, criativamente mais pertinente e qualitativamente mais forte», explica Renato Póvoas, Managing Partner da Guess What.

A nova estrutura está concentrada em optimizar a capacidade de resposta interna, limando e agilizando processos, mas a porta não está fechada a novas parcerias. «No futuro, se a oportunidade o justificar, consideramos como hipótese acrescentarmos ao grupo outras empresas que encarem a comunicação da mesma forma que nós. Tudo terá que acontecer de forma muito natural e tranquila, sempre tendo como perspetiva o acrescentar de valor ao Grupo e aos seus clientes», afirma o responsável.

A criação do Grupo GW permitirá solidificar e capitalizar recursos humanos para áreas que complementam ambas as empresas, nomeadamente em termos de Gestão, com a contratação em Janeiro de uma Chief Officer e de um Production Manager, acrescenta Jorge Azevedo, Managing Partner da Guess What. Foi ainda definida uma Joint Creative & Strategic Workforce responsável por uma visão macro do Grupo que complemente os objectivos anuais de cada companhia.

Actualmente, entre as duas empresas, trabalham 34 pessoas, 8 na Circle e 26 na Guess What, considerando Jorge Azevedo que será natural que até ao final do primeiro semestre ambas as equipas sejam reforçadas.

Com uma expectativa de facturação consolidada do grupo para 2024 de 3 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 17% face ao período anterior, o profissional revela que em 2023 assistiram a um crescimento agregado de 11% face a 2022. «O início do ano tem sido promissor para ambas as companhias!»

O grupo continua a reforçar a sua presença na área da saúde, tecnologia e institucional, através de projectos de comunicação integrada, assessoria de imprensa, digital e public affairs. A Circle tem vindo a crescer de forma sustentada nas áreas da comunicação em saúde, novas tecnologias.

A curto e médio prazo o grupo quer reforçar a área Digital especificamente no desenvolvimento de ferramentas de IA direccionadas para comunicação, marketing e relações públicas e a área de eventos. «Tal poderá acontecer quer através da contratação de especialistas ou aquisição de empresas que partilhem a mesma visão evolutiva e criativa», explana Jorge Azevedo.

Os objetivos globais passam por reforçar a presença nas áreas onde, actualmente, o Grupo GW se distingue da concorrência, como é o caso da área da saúde, e crescer noutras áreas, como Consumer & Lifestyle, através da disponibilização de serviços e campanhas complementares e inovadoras. O caminho futuro passa também por atrair talento humano: «Acreditamos profundamente que a qualidade do nosso trabalho ditará a velocidade do nosso crescimento e o respetivo sucesso. Por isso, andamos todos os dias de mangas arregaçadas», acrescenta André Torrado, Partner e director Criativo da Circle Comunicação.

O profissional deixa claro a ambição com que trabalham: «Entregarmos mais e melhor a todos aqueles que em nós confiam: quer sejam os nossos clientes, os nossos parceiros ou toda a nossa equipa de colaboradores. Acreditamos firmemente que temos uma obrigação permanente de, em cada ano que entra, fazer melhor do que o ano que passou. E o Grupo GW, que não existia em 2023, é o nosso passo em frente para 2024.»

Para transmitir ao mercado, aos clientes e aos parceiros esta nova organização, foi criada uma imagem para o novo grupo. «O Grupo GW quer distinguir-se pela qualidade. Queremos ser melhores do que já fomos, em tudo. Por isso, a nossa identidade teria de transparecer alguns dos conceitos que a palavra qualidade encerra: rigor, exigência, exclusividade, atenção ao detalhe, entre outros. Por outro lado, acreditamos que só conseguimos aportar mais valor se trabalharmos imersivamente em conjunto. E, quando dizemos isto, não estamos unicamente a falar da “fusão” da Guess What com a Circle. Estamos também a falar do estreitamento de relações entre o Grupo GW e os seus clientes, os seus parceiros e, num sentido mais lato, entre o Grupo GW e a sociedade. Por isso, temos como posicionamento um conceito simples e claro: Together is Better», explica André Torrado.

A nova imagem do grupo GW será comunicada de forma faseada através de uma campanha publicitária e estará presente em meios de comunicação social online e em imprensa. Vai também ser desenvolvida uma campanha especialmente direccionada para os clientes das duas empresas, dando conta da evolução estratégica em curso e das vantagens do novo grupo. Tanto a nova imagem como a campanha foram desenvolvidas internamente pela equipa criativa da Circle.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados