Mudar pela positiva
MARKETEER CONTENTSA BAT está empenhada em operar uma transformação profunda, com um foco claro na sustentabilidade e no impacto social positivo, tendo como objectivo ajudar a criar “Um Amanhã Melhor”.
Fundada em 1902, a British American Tobacco (BAT) é uma das maiores multinacionais de bens de consumo multicategoria, e tem vindo a evoluir com o objectivo de construir “Um Amanhã Melhor”, reduzindo impacto do seu negócio na saúde dos consumidores adultos, ao oferecer-lhes uma escolha alargada de produtos alternativos. Este compromisso visa não só fortalecer o negócio a longo prazo, mas também criar valor para a sociedade.
O objectivo renovado da BAT, centrado na visão de “Construir um Mundo Sem Fumo”e na missão “Mudar Para Melhor”, está a transformar a empresa a nível global, que ambiciona alcançar 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030 (actualmente tem 26,4 milhões). O objectivo da estratégia é não apenas reduzir o impacto do seu negócio na saúde, mas também criar um modelo de negócio sustentável, que responda às expectativas dos consumidores, investidores e da sociedade em geral.
A ambição a nível global é gerar neste segmento, até 2025, 5 mil milhões de libras em receitas (aproximadamente 6 mil milhões de euros). Actualmente, os produtos sem combustão representam 17,9% da receita total do grupo, e a empresa pretende que, até 2035, 50% da sua receita provenha de produtos não combustíveis. O compromisso em reduzir o impacto do seu negócio na saúde dos consumidores e, simultaneamente, construir uma empresa sustentável, adaptando-se às tendências globais de sustentabilidade e bem-estar é a chave para o sucesso desta transformação.
Para apoiar esta mudança, a BAT criou seis novos valores fundamentais: “Realmente comprometido com a inclusão”, “Capacitado através da confiança”, “Juntos somos mais fortes”, “Amamos o nosso consumidor”, “Paixão por vencer” e “Fazer a coisa certa”. Estes valores guiam as decisões da empresa e reflectem o compromisso com uma cultura de inclusão, confiança, responsabilidade e inovação. A sustentabilidade é o pilar central da estratégia da BAT. A empresa está empenhada em construir um futuro sustentável, que vá além da mudança para alternativas sem fumo, e que promova práticas responsáveis em todas as áreas de negócio. Para isso, está focada em quatro prioridades de sustentabilidade a nível global: liderança responsável nas Novas Categorias, criação de valor positivo na agricultura, redução das emissões de gases com efeito de estufa e a construção de uma organização de confiança que opera com integridade.
A liderança responsável nas Novas Categorias inclui o compromisso de estabelecer padrões elevados para o desenvolvimento, fabrico e comercialização dos produtos. No âmbito da criação de valor positivo na agricultura, a empresa está a trabalhar para melhorar as condições sociais e ambientais da sua cadeia de abastecimento, com especial ênfase na promoção dos direitos humanos e na sustentabilidade das práticas agrícolas.
Outro ponto crucial na estratégia de sustentabilidade da BAT é a redução das emissões de gases com efeito de estufa. A empresa compromete-se a alcançar emissões zero nas suas operações globais até 2030, e está a trabalhar em estreita colaboração com fornecedores e parceiros ao longo da cadeia de valor para descarbonizar as operações. Além disso, a BAT ambiciona utilizar 50% de energia renovável até 2030 e reduzir o consumo de água em 35%, até 2025. Tem também como meta ir além da reciclagem do plástico das embalagens, com o compromisso de ter 100% das suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Estes objectivos fazem parte de uma abordagem mais ampla da BAT, que integra princípios da economia circular para maximizar a eficiência dos recursos e minimizar os resíduos.
UM MOTOR CHAMADO CIÊNCIA
A luta da BAT por “Um Amanhã Melhor” e a construção de uma estratégia ESG não seria possível sem o enfoque da empresa na ciência e inovação. A BAT está sempre a inovar, a experimentar e a apresentar novas soluções e é por isso que a sua Investigação e Desenvolvimento é tão importante para o negócio – todos os anos, são investidos cerca de 400 milhões de euros em produtos de Novas Categorias. A BAT conta com mais de 600 cientistas e engenheiros, e cerca de 40 toxicologistas, que trabalham em conjunto para garantir que a empresa permanece na vanguarda da indústria, acompanhando também as rápidas mudanças nas preferências e preocupações dos consumidores. A ciência é o principal motor dos esforços da BAT, ao mesmo tempo que a sustentabilidade é integrada em toda a organização.
A CASA DA BAT É O MUNDO
Outro pilar essencial da estratégia da BAT é a responsabilidade social, que abraça uma abordagem activa no que diz respeito à promoção dos direitos humanos. Por exemplo, a empresa tem como objectivo não ter nenhum incidente de trabalho forçado ou trabalho infantil na sua cadeia de abastecimento de tabaco até 2025.
Em termos de diversidade e inclusão, a BAT procura o equilíbrio entre géneros, a variedade de nacionalidades e etnias e a promoção de uma cultura inclusiva. Em Dezembro de 2023, a empresa foi reconhecida por um importante sistema de acreditação apoiado pelo governo do Reino Unido pela forma como atrai, desenvolve e apoia pessoas com deficiência e problemas de saúde prolongados. Por outro lado, esforça-se por oferecer remunerações e benefícios justos e competitivos a nível global – também foi certificada pela Fair Pay Workplace por oferecer remuneração igual por trabalho de igual valor.
A BAT orgulha-se do progresso já alcançado, com 42% dos cargos de gestão a serem ocupados por mulheres. Além disso, está comprometida em aumentar ainda mais esta representatividade, estabelecendo o objectivo de alcançar os 45%, até 2025. Este compromisso da empresa com a diversidade e inclusão levou a que a BAT tenha já sido distinguida por instituiçóes como o Financial Times (como Diversity Leader 2024) e a Bloomberg (no Índice de Igualdade de Género 2023).
A empresa trabalha cada vez mais para criar e manter uma cultura de confiança, onde os colaboradores se sintam orgulhosos do seu papel na transformação da empresa e se comprometam a operar sempre com os mais altos padrões éticos. Proteger o bem-estar das pessoas e ouvir os seus pontos de vista atrai, envolve e ajuda a reter as pessoas mais talentosas.
Actualmente, a BAT conta com mais de 46 mil colaboradores em todo o mundo e 135 nacionalidades diferentes representadas ao nível da gestão, tendo como meta alcançar 50% de nacionalidades diferentes em todas as suas equipas de liderança até 2025. Esta diversidade é vista como uma alavanca para a inovação, criatividade e formas alternativas de pensar, características que a empresa acredita serem cruciais para o seu sucesso a longo prazo. Além disso, a BAT segue princípios de marketing responsável, aplicáveis a nível global, para garantir que os seus produtos são comercializados exclusivamente para adultos e não promovidos entre menores.
Esta abordagem reflecte o compromisso da BAT com a transparência e a integridade em todas as suas operações. Ao redefinir a forma como opera e interage com consumidores, colaboradores e comunidades, a BAT está a criar uma base sólida para um futuro mais sustentável e resiliente.
O compromisso com a sustentabilidade e o impacto social positivo prepara a BAT para enfrentar os desafios globais e inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho, mostrando que é possível liderar a mudança no sector empresarial, mantendo ao mesmo tempo os mais altos padrões éticos.