Mudança de hora é sinónimo de “jetlag” para si? Estas 5 dicas podem ajudar

No próximo domingo, dia 26 de Março, chega oficialmente o horário de verão e nesse dia, à 1 hora da manhã, adiantamos os nossos relógios para as 2h. A ideia por detrás da mudança da hora é utilizar melhor a luz do dia disponível, particularmente durante os meses de Verão, quando os dias são mais longos.

Quando mudamos os nossos relógios para o horário de Verão, ficamos privados de uma hora à noite que poderíamos usar para dormir. Um estudo demonstrou que na segunda-feira seguinte à mudança de hora, as pessoas dormem em média 40 minutos a menos do que nos outros dias e podem sentir alguns efeitos secundários da mudança.

Como tal, a Emma – The Sleep Company partilha cinco dicas que podem ajudar a prevenir e a abrandar o “jetlag”:

  1. Uma boa preparação compensa

Planear com antecedência e começar a ir para a cama cerca de 15-30 minutos mais cedo do que o habitual, alguns dias antes da mudança de hora. Desta forma, o seu corpo já pode dormir um pouco mais e conseguirá ir para a cama mais cedo à noite, antes de ser privado de uma hora da sua noite.

  1. Cumprir o seu horário

Mesmo que possa sentir que tudo acontece demasiado cedo nos dias após a mudança de horário, estabeleça horários fixos. Tente comer, fazer exercício, trabalhar e ter tempo livre em horários regulares. Estas estruturas externas claras podem ajudar a reajustar o seu relógio interno à sua vida diária.

  1. A luz certa na hora certa

Procurar a luz solar brilhante pela manhã e ao meio-dia. Isto não só o ajudará a combater a sonolência diurna, mas também a adormecer melhor à noite. À noite, por outro lado, deve evitar luz demasiado brilhante ou azul (por exemplo, de dispositivos electrónicos), pois isto irá acordá-lo novamente.

  1. Diga não às sestas

Mesmo que por vezes seja difícil, evite as sestas. Durante o dia, o corpo consome muita energia através da qual a própria substância do corpo, chamada adenosina, é produzida. A adenosina ajuda a aumentar as regiões indutoras de sono e aumenta a pressão do sono, ou seja, a vontade de dormir. Precisamos disto para conseguirmos adormecer à noite. No entanto, se já estamos a dormir a sesta durante o dia, a adenosina é decomposta, pelo que podemos não estar suficientemente cansados para adormecer e ficar a dormir à noite.

  1. A higiene do sono é a chave

Tal como antes da mudança da hora, também depois deve aplicar as seguintes regras: certifique-se de que tem uma boa higiene do sono, tal como a temperatura ambiente adequada, evite álcool e cafeína à noite e tire algum tempo para relaxar antes de ir para a cama.

Artigos relacionados