Mola Ativism cria “Ser Açores” para dinamização do comércio

AçoresA Mola Ativism, unidade de design do universo Ativism, foi seleccionada para desenvolver a identidade da iniciativa de dinamização e promoção do comércio tradicional dos Açores, levada a cabo pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH). Ser Açores – Sociedade para o Empreendedorismo e Revitalização dos Açores é a marca umbrella de todos os projectos apresentados pela CCAH, que assume uma identidade e universo de comunicação próprios, com o objectivo de valorizar, desenvolver e dinamizar a economia do arquipélago.

Na construção da identidade visual da Ser Açores a Mola Ativism apostou numa marca assente na Natureza, um dos principais elementos que caracterizam as ilhas dos Açores. Nesse sentido, o logótipo é composto por um elemento natural, que se declina nos tons de lilás, representando o arquipélago; verde, simbolizando a natureza típica desta região; e o azul, a cor do mar.

A par da insígnia Ser Açores arranca um “Banco de Ideias”, com o intuito de repensar sectorialmente a região e congregar ideias no seio da sociedade insular, de forma a criar acções que potenciem a região. A campanha “Ofereça Açores”, por sua vez, projectada também pela Mola Ativism e lançada no período que antecede o Natal, traduz-se num convite à população para comprar no comércio local. A iniciativa pretende envolver toda a população durante um ano. Ao todo, da comunicação do “Oferta Açores” fazem parte vários momentos: o Natal de 2011 e 2012, o Dia dos Namorados, Dia da Mãe e Verão. Em todos eles será reforçada a ideia de que “Ofereça Açores” é comprar no comércio tradicional, contribuir para a revitalização e longevidade deste tipo de comércio e valorizar o talento das pessoas locais.

“Ofereça Açores” deriva do logótipo e grafismo “Ser Açores”. Numa vertente institucional apresenta-se com uma só cor (verde, azul ou lilás). Já na comunicação de momentos específicos ou em campanhas, assume as cores que mais se identificam com as festividades em causa, como é o caso do encarnado para a campanha de Natal.

Para além das marcas “Ser Açores” e “Ofereça Açores”, a Mola Ativism é responsável por todos os materiais de promoção do projeto: brochura e flyer institucional, cartão de fidelização que os residentes podem adquirir para ter acesso a um programa de descontos em todas as lojas aderentes do “Oferecer Açores”, e kit de adesão dos comerciantes, composto por peças de suporte à comunicação das campanhas.

Artigos relacionados