Miguel Moreira Rato deixa M Public

Moreira Rato para siteEste é o último dia de Miguel Moreira Rato à frente da agência que fundou, em 2008, a M Public Relations. Contactado pela Marketeer, Miguel Moreira Rato confirma a saída e diz apenas que se fecha “um ciclo de 10 anos ligado à Comunicação”, em que construiu e ajudou a construir agências – antes da M Public foi sócio da Cupido.

Para já, interinamente, a direcção da agência será assegurada pela até aqui directora executiva Catarina Amorim. Num documento enviado internamente à equipa, Miguel Moreira Rato informa: “A Catarina Amorim, directora executiva da M, tem vindo a assumir as pastas, conhece a agência e os clientes como ninguém, e por isso foi-lhe feito o convite para assumir a direcção geral interina da agência. É a sucessão mais natural para a M Public Relations. Recorde-se que a Catarina está na M desde 2010, «trabalha em Relações Públicas desde 1997, tendo passado por agências como a Hill & Knowlton e Lift.”

Entretanto, está a decorrer um processo de Executive Search para a posição.
A M Public surgiu no mercado em Setembro de 2008 com três clientes apenas (sendo que um transitou da anterior Cupido). Três anos depois, e várias contas entretanto conquistadas, Miguel Moreira Rato anunciava o início de um processo de fusão com a Corpcom liderada por José Franco. O objectivo era reunir esforços e reforçar a posição de ambas no mercado. Juntas, as duas agências facturavam à data cerca de um milhão de euros.

Já em 2012, novo anúncio ao mercado, desta feita para dar conta que ambas as agências se iriam manter independentes.

Não funde a M Public com a Corpcom mas acaba por vender parte da sua participação a um grupo de accionistas da JLM, precisamente o mesmo núcleo que compra agora a parte ainda disponível da agência. «A M Public Relations é uma Sociedade Anónima, pelo que nunca teve que revelar os seus sócios. Mantenho essa postura, referindo apenas que vendi a totalidade da percentagem que detinha na agência», informa.

Não revelando valores, Miguel Moreira Rato diz apenas que esta foi uma decisão sua, reflectida e pensada ao longo de algum tempo.

Ex-jornalista económico da TVI e Rádio Renascença em Portugal, e da CNBC Europe e Financial Times em Londres (onde tirou um mestrado em jornalismo financeiro internacional), Miguel Moreira Rato foi ainda subdirector do Diário Económico em 2004/2005.
Mudou entretanto para a Direcção de Comunicação e Relações Públicas do grupo Jerónimo Martins, e, mais tarde, para a Direcção Executiva da Ogilvy Comunicação & Imagem. Foi ainda sócio da agência de comunicação integrada Cupido.
A M Public tem como clientes o Grupo Pestana, a Land Rover, a Sketchers, o BCP, entre muitos outros.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados