Metade dos portugueses já compra produtos sustentáveis

Em Portugal, 52% dos consumidores compra produtos sustentáveis. A conclusão é do estudo sobre Transição Ecológica realizado pelo Cetelem – BNP Paribas Personal Finance em parceria com o CCEF, segundo o qual a pandemia de Covid-19 contribuiu para aumentar a adopção de comportamentos mais amigos do ambiente.

A maioria dos portugueses (72%) mostra-se optimista em relação ao futuro e acredita que as empresas irão acelerar as medidas para a transição ecológica. Além disso, 80% dos cidadãos considera que a pandemia agravou a urgência destas medidas para evitar uma futura crise ambiental que poderá ter efeitos similares.

Mas estão dispostos a pagar por isso? Embora cerca de metade garanta adicionar já algumas vezes produtos sustentáveis ao carrinho de compras, 74% não quer pagar mais por artigos ou serviços verdes.

“As consequências económicas que poderão advir da crise sanitária poderão justificar em parte esta realidade porque 92% considera que a sua disponibilidade financeira para comprar produtos/serviços sustentáveis é reduzida”, indica ainda o mesmo estudo.

No entanto, em comparação com anos anteriores, verifica-se um número cada vez maior de consumidores disponíveis para pagar mais por produtos sustentáveis: 26%, ou seja, mais 15 pontos percentuais do que em 2019, no período pré-pandemia.

Entre os que não se importam de pagar mais, 13% declara estar disponível apenas para pagar até mais 5%, 10% aponta para um aumento de 5% a 10% e apenas 3% estaria disponível para pagar mais do que este valor. Estes últimos pertencem a pessoas das classes mais elevadas, em idade activa e residentes nas cidades.

Nove em cada 10 inquiridos confirmam, ainda, valorizar produtos, empresas e marcas sustentáveis, apesar de só 11% afirmar escolher exclusivamente empresas e produtos sustentáveis face a outros que não o sejam.

Alimentos (62%), material escolar e de escritório (56%) e produtos tecnológicos (52%) são as categorias de produtos em que os cidadãos portugueses dão maior importância à sustentabilidade.

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