MDS: Missão: Proteger telemóveis usados

A caba de ser lançada no mercado português uma plataforma digital que permite subscrever um seguro para dispositivos móveis usados, fora do circuito tradicional de contratação no ponto de venda ou no momento da compra.

O TechSafeGo é uma solução inovadora, desenvolvida pela MDS, em conjunto com a Domestic & General e a MunichRe, e que veio preencher a lacuna na protecção de equipamentos usados, através de uma aplicação que permite efectuar o diagnóstico dos equipamentos e certificar aqueles que são elegíveis para poderem ser protegidos por uma apólice.

A procura por gadgets usados está a aumentar ano após ano. De acordo com a IDC, em 2020 registou-se um crescimento acentuado na troca de dispositivos e prevê-se que o mercado global de smartphones recondicionados atinja os 351,6 milhões de unidades até 2024.

Para este crescimento têm contribuído factores como a crescente preocupação com as questões ambientais, especialmente entre as gerações mais novas, como a Millennial e a Z, que são particularmente preocupadas em fazer a diferença e minimizar a pegada de carbono através de escolhas mais sustentáveis, como é o caso da reutilização de equipamentos.

Assim, num mundo em que a consciência para o desperdício tecnológico ganha gradualmente mais adeptos e em que o acesso a dispositivos usados por meio de revendedores especializados é cada vez mais comum, criou-se um desafio para as seguradoras, motivando a oportunidade para o desenvolvimento do TechSafeGo, de forma a ir ao encontro das necessidades destes novos tipos de consumidores, que até ao momento não encontravam soluções para proteger os seus equipamentos no mercado segurador, cuja oferta está tradicionalmente limitada a aparelhos novos ou muito recentes.

Num processo de colaboração entre as três empresas, foi possível o desenvolvimento de uma solução disruptiva que une a tecnologia aos seguros para proporcionar uma experiência única e totalmente digital na compra de soluções de protecção para este tipo de equipamentos.

A FORMA FÁCIL E RÁPIDA DE PROTEGER OS EQUIPAMENTOS MÓVEIS USADOS

A aplicação TechSafeGo agora lançada dá ao cliente a possibilidade de contratar de forma fácil, rápida e online um seguro de danos acidentais e roubo, que garante danos decorrentes ou causados por líquidos e humidade, roubo, furto qualificado e que cobre as peças, mão-de-obra, transporte e/ou deslocação de técnicos; ou, em alternativa, uma opção mais simples e económica, que inclui somente a protecção contra a quebra de ecrã, estando abrangidas as peças, mão-de-obra, transporte e/ou deslocação de técnicos, uma solução que pode ser contratada de acordo com o modelo, a partir de 3,49 euros/mês.

Para o cliente, o processo é muito simples. Basta fazer o download da aplicação TechSafeGo, disponível para o sistema iOS na AppStore ou para Android na Google Play, aceder à app e seleccionar o seguro que pretende contratar: danos acidentais e roubo ou apenas quebra de ecrã. Mediante a opção seleccionada, é feito em tempo real um diagnóstico completo ao estado do telefone, no caso de ter escolhido o seguro de danos acidentais e roubo, ou o diagnóstico ao ecrã, caso tenha optado por esta protecção, usando para tal a tecnologia desenvolvida pela MDS, que permite avaliar o bom uso e funcionamento dos aparelhos. Esta ferramenta funciona com base na realização de um diagnóstico online do telemóvel através de um motor de reconhecimento assente em Inteligência Artificial (IA) e com uma experiência de cliente única no mercado, conseguida graças a um design totalmente adaptado às necessidades dos clientes que precisam deste tipo de solução.

A subscrição da apólice emitida pela Domestic & General, com o resseguro da Munich Re, é realizada directamente na aplicação móvel desenvolvida pela MDS, que possui gateway de pagamento e onde é também feita a emissão do certificado de seguro.

Um processo simples, em apenas três etapas, e que oferece uma experiência digital completa ao longo de toda a vida do seguro (desde a sua subscrição até ao momento em que se verifica o sinistro).

UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO MERCADO NACIONAL

Quando o líder de mercado na corretagem de seguros em Portugal, a MDS, se junta à maior resseguradora do mundo, a Munich Re, e à seguradora líder na Europa para seguros de protecção e extensão de garantia para equipamentos electrónicos e electrodomésticos, a Domestic & General, conjugando o seu conhecimento e a sua cultura de inovação, o resultado é um projecto verdadeiramente disruptivo no mercado nacional, focado em proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente com uma solução pensada nas necessidades cada vez mais actuais dos consumidores em Portugal.

São três empresas que actuam à escala global, com um forte know-how do mercado segurador e que incorporam a inovação na sua actividade, desempenhando um papel activo na condução da transformação digital do sector. Desta forma, acompanham as necessidades de protecção de indivíduos e empresas através do desenvolvimento de soluções inovadoras e com valor acrescentado para os dois segmentos. Os seus números são a prova disso.

A Munich Re é a maior resseguradora a nível mundial, com mais de 140 anos de experiência e presença em 160 países, desenvolve soluções de seguro e resseguro para os riscos emergentes e com um elevado foco na transformação digital dos seguros.

A Domestic & General é líder na Europa em seguros de protecção e extensão de garantia para aparelhos tecnológicos e electrodomésticos, estando presente na Península Ibérica desde 1992, com mais de cinco milhões de clientes. Presente no mercado há quase quatro décadas, o Grupo MDS, por seu turno, actua nas áreas de corretagem de seguros e consultoria de risco, estando presente em todo o mundo através da Brokerslink, uma rede de corretagem global fundada pela MDS e que reúne brokers independentes de mais de 125 países.

Ao longo dos últimos anos, a MDS tem feito um investimento contínuo em inovação tecnológica, uma estratégia que tem resultado na implementação de processos mais eficientes e simplificados e no lançamento de novos produtos e soluções totalmente digitais – como a MDS App, pioneira na gestão de seguros e património, ou o assistente virtual Will – sempre impulsionada pela melhoria da experiência do cliente.

Esta estratégia de transformação digital da MDS foi reconhecida internacionalmente no ano passado com uma nomeação para “Broker Innovation of the Year” nos European Risk Management Awards da Federation of European Risk Management Associations e, nacionalmente, através do Portugal Digital Awards 2021, que destacou a MDS App. A MDS foi ainda distinguida com o estatuto Inovadora COTEC 2022, uma distinção que reconhece o desempenho de empresas nacionais que se destacam pelo seu investimento em inovação, robustez financeira e prestação económica, enquanto exemplos de criação de valor para o País.

A solução inovadora desenvolvida no âmbito desta parceria é mais uma aposta destas multinacionais na capitalização da tecnologia para a inovação na distribuição de seguros e digitalização do sector, para uma experiência mais simples e customizada às necessidades actuais dos clientes.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.

Artigos relacionados