Marcas de luxo desvalorizaram sete mil milhões este ano

Em 2021, as 50 marcas de luxo mais valiosas do mundo perderam sete mil milhões de dólares em valor, uma queda devida aos efeitos da pandemia.

Os dados, de um estudo do Brandfinance, revelam que o valor acumulado destas 50 marcas desceu de 227 mil milhões de dólares para 219 mil milhões.

«Como previsto, a pandemia de Covid-19 prejudicou o valor das marcas de luxo e premium com uma quebra de 3%. No entanto, nem tudo pode ser interpretado de forma pessimista, pois a pandemia por servir como catalisador para a mudança no sector, através do crescimento do e-Commerce ou dando resposta às exigências dos consumidores em prol de acções sociais e sustentáveis», afirma Alex Haigh, Valuation Director da Brand Finance.

A Porsche é a marca com mais valor, ascendendo aos 34,3 mil milhões de dólares, uma diferença considerável para a segunda marca deste ranking, a Gucci, que se fica pelos 15,6 mil milhões. De destacar ainda que, no top 5, apenas a Porsche cresceu em brand value.

De realçar ainda que a Ferrari apresenta-se como a marca mais forte, com um rating AAA+. Esta lista é dominada por marcas de vestuário, representando 62% (30 marcas) do valor total.

Eis o top 10 das marcas de luxo mais valiosas do mundo (em mil milhões de euros)

1. Porsche – 34,3 (+1,2%)
2. Gucci – 15,6 (-11,5%)
3. Louis Vuitton – 14,8 (-9,8%)
4. Chanel – 13,2 (-3,4%)
5. Cartier – 12 (-19,5%)
6. Hermés – 11,6 (-2,1%)
7. Ferrari – 9,2 (+2,1%)
8. Rolex – 7,9 (+2,1%)
9. Dior – 7,8 (+13,9%)
10. Guerlain – 5,6 (+0,1%)

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