Marcas de Grande Consumo podem ganhar 382 mil milhões com a sustentabilidade

Os consumidores Eco-Activos gastam 382 mil milhões de dólares (cerca de 324 mil milhões de euros) em produtos e as marcas de Grande Consumo podem tentar conquistar pelo menos uma fatia desse valor. Mas quem são os Eco-Activos? Segundo a Kantar, são pessoas ambientalmente conscientes, que trabalham para reduzir os seus resíduos de plástico, por exemplo. Desde 2019, passaram de 16% dos compradores globais para 20%.

A Kantar alerta ainda que um em cada cinco dólares gastos em marcas de Grande Consumo chega destes consumidores, pelo que o investimento em inovação sustentável será essencial para conquistar um número cada vez maior de Eco-Activos.

Olhando apenas para o período de pandemia, a Kantar indica que um em cada cinco compradores afirma ter adquirido hábitos mais amigos do ambiente desde que a crise sanitária teve início. E o plástico parece mesmo ser a principal oportunidade: o packaging surge no top of mind dos compradores quando consideram de que forma podem reduzir o seu próprio impacto ambiental. Selos como “packs reciclado” (+4%) e “garantia de qualidade” (+3%) têm vindo a ser mais notados nas embalagens.

O relatório da Kantar, elaborado com base nas respostas de 80 mil consumidores de 19 países, mostra também que 46% se sente pessoalmente afectado por problemas ambientais. Quanto a quem os encoraja a serem mais verdes, 38% refere outras pessoas em vez de marcas ou influenciadores. As crianças (50%) são quem apresenta maior probabilidade de impactar o comportamento dos consumidores, logo seguidas por amigos (43%) e companheiros (41%).

Embora 87,5% afirme que comprar produtos com um packaging reduzido é importante, apenas 20% se insere efectivamente na categoria de Eco-Activos, ou seja, toma decisões diárias no sentido de reduzidr o desperdício associado a embalagens.

«Mais do que continuar a falar sobre o problema urge disponibilizar a solução aos consumidores, que estão mais atentos e exigentes do que nunca», sublinha Marta Santos, Manufacturers Sector director da Kantar em Portugal. Sobre os consumidores nacionais, a responsável indica que os portugueses «estão entre os que mais indicaram a necessidade de encontrarem à venda produtos embalados em outro material que não o plástico, com um index 20% acima da média global».

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