Máquinas de café impulsionam crescimento do segmento de pequenos electrodomésticos

“Unboxing Tech Market” foi o tema da mais recente conferência da GfK que analisou o comportamento da inovação e tecnologia na indústria e retalho, as tendências ditadas em 2021, as mudanças nos hábitos dos consumidores e no consumo digital, os desafios que podem surgir num contexto tão incerto como o actual, bem como aquilo que irá impactar o consumidor nos próximos anos em Portugal e na Europa.

As conclusões demonstram que o mercado de electrónica de consumo apresentou, em Portugal, no ano de 2021, cerca de 385 milhões de euros, representando assim um crescimento de +1%. Já o mercado das telecomunicações representou um total de 739 milhões de euros com um crescimento de +16%, face a 2020. Por fim, o mercado de informática cresceu 7% quando comparado com 2020, representando um total de 678 milhões de euros.

A necessidade de trabalhar, estudar e entreter em casa contribuiu para um claro investimento e preocupação acrescida do consumidor com a qualidade das tecnologias de consumo, indica a GfK. Em resultado desta crescente procura, o preço médio dos produtos de electrónica aumentou 20%, em 2021. Já o preço médio do segmento premium dos smartphones registou um crescimento de 4%. Segundo a análise da GfK, nos próximos anos podemos esperar uma contínua adaptação e inovação por parte das empresas por forma a conseguirem acompanhar as novas exigências do mercado.

Tal como o segmento da electrónica, também o dos electrdomésticos beneficiou do tempo que a população passou em casa devido às restrições relacionadas com a Covid-19: os grandes electrodomésticos cresceram 13% e os pequenos 24%. Nestes, a máquina de café foi a que impulsionou a evolução, com um aumento de 46%, seguida dos produtos de limpeza como os aspiradores verticais (+5%) e dos robots (+25%).

Numa lógica de “é importante confortar-me ao consumir”, a Gfk prevê que as tendências do consumidor para o futuro passem pela simplificação de tarefas, o conforto no consumo, a necessidade de optimizar tempo e tarefas e a procura por experiências mais interactivas, personalizadas e inovadoras.

Já no ramo da internet e do online, estes foram, uma vez mais, os grandes aliados das pessoas e das empresas em 2021. Assim, de entre todas as formas de pesquisa, os sites dos retalhistas revelam-se como primordiais para a resposta às necessidades dos consumidores (+47%).

As vendas online aumentaram cerca de +17% de 2020 para 2021, sendo no segmento Click & Mortar (negócio que tem loja física e online) que se registou o maior crescimento online, quando comparado com o ano de 2019. No total, 63% dos consumidores inquiridos efectivou as compras online de forma de evitar a deslocação à loja física, tornando assim o online como o canal de consumo predilecto dos consumidores.

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