Mandar um amigo a um sítio pode valer viagens

Depois de ter lembrado que a vida não seria tão interessante se não tivéssemos amigos imperfeitos, a Super Bock convida a mandar para um certo sítio aquele amigo que põe a paciência à prova. Quem aceitar o desafio e participar na nova campanha de Verão da marca de cerveja poderá ganhar viagens – o único problema é que o tal amigo chato também vai na bagagem.

São nove as viagens para duas pessoas que a Super Bock tem para oferecer: Punta Cana, Cambodja, Nova Iorque e Rio de Janeiro são alguns dos destinos. Todos os interessados em participar têm até 10 de Setembro para partilhar as suas histórias com os amigos mais difíceis, indicando quais os defeitos que os tiram do sério.

O desenvolvimento criativo e conceptual da campanha é assinado pela agência O Escritório. A Produção da campanha que divulga a oferta é da responsabilidade da Garage e o planeamento de meios da Initiative.

Vasco Ribeiro, manager Cervejas Nacionais e Especiais do Super Bock Group, explica à Marketeer que a aposta na ideia de amizade permite aumentar a proximidade dos consumidores.

A Super Bock continua a assumir a amizade como mote. Que frutos tem dado esta aposta?

Esta aposta da Super Bock é consistente e contínua desde sempre, com mais destaque desde 2015, ano em que lançámos um movimento na defesa activa da Amizade e a comunicação começou a estar assente neste conceito.

Permite-nos estar próximos das pessoas numa comunicação que é descontraída e até algo emotiva, pois a Amizade é um tema com o qual as pessoas se identificam e, nessa medida, leva-as a interagir com os seus amigos e com a própria marca.

Este ano, lançámos uma nova abordagem associada ao tema da Amizade que continua a gerar conversação e ser relevante para o consumidor: estamos a celebrar as relações entre amigos, agora com os seus defeitos. Pois, como sabemos, os amigos não são perfeitos e, muitas vezes, também têm “aquele” defeito que tanto nos enerva e deixa irritados, mas, no final do dia, é pela compreensão de que todos temos virtudes e defeitos que nos faz aceitar melhor o nosso amigo/a reforçando assim as nossas relações. No fundo, é o que pretendemos mostrar na nova campanha, à qual juntamos uma promoção muito apetecível na qual os amigos podem ir de férias para destinos incríveis, criarem mais histórias, viverem mais experiências juntos e, assim, fortalecerem ainda mais a sua Amizade. Esta aposta contínua faz com que Super Bock venha a conquistar uma presença e reconhecimento forte nos momentos de convívio em que maioritariamente a cerveja está presente.

De que forma esta nova campanha reforça essa mesma aposta?

Esta campanha, de tom descontraído e bem-humorado, é um espelho da nossa realidade e das nossas férias com amigos. Todas as relações de amizade têm os seus defeitos e às vezes apetece-nos mandar um amigo para um certo sítio, em particular no período das férias em que a convivência é intensa. Faz parte da vida. Com Super Bock não podia ser de outra maneira. Somos uma marca transparente, autêntica e não temos reservas em mostrar estas situações comuns na nossa vida com os amigos. Queremos proporcionar experiências reais, com as quais o consumidor se identifique e possa participar activamente.

Esta campanha concretiza a nossa aposta de maior envolvência com o nosso público, bem como a capacidade de Super Bock em criar activações surpreendentes que são, acima de tudo, relevantes e apelativas para o consumidor.

Não  é a primeira vez que a Super Bock prepara experiências para os consumidores. Qual o resultado desta estratégia?

A possibilidade de um amigo mandar outro amigo de férias para um destino de sonho (e ir com ele) é algo que julgamos vir a ser muito apelativo. Não obstante, não sendo o centro da mensagem, pois esta revela-se mais na intensificação das relações de amizade que tentamos promover, são uma prova dada do compromisso da marca. Há já vários anos que Super Bock aposta no Marketing Experiencial, que assenta em vivências reais por parte do consumidor. Cada vez mais as marcas procuram uma comunicação mais directa, interactiva, envolvente e emocional, e, de facto, esta campanha que designamos de “Um certo sítio” vem neste sentido.

É uma estratégia que faz todo o sentido para a Super Bock. Cada vez mais as marcas pensam em ações para o digital, onde, de facto, estão os consumidores, mas somos uma marca que vive “no terreno”, da proximidade, por isso procuramos acções nas quais os consumidores possam participar, porque, no final do dia, é por e para eles que trabalhamos diariamente.

O resultado desta estratégia de promovermos experiências relevantes junto do público tem-se revelado muito positivo porque o retorno de participação e conversação com a marca é muito significativo; conseguimos criar acções diferenciadoras, mas sobretudo relevantes, que geram curiosidade e identificação.

É através deste posicionamento e forma de estar que o consumidor nos atribui valor e preferência, existindo um claro envolvimento com a marca.

Texto de Filipa Almeida

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