Mais portugueses estão a optar por compras com pequenas empresas

Resultante da Covid-19, os hábitos de consumo dos portugueses têm-se alterado e registam-se novos comportamentos. 27% dos portugueses afirma que faz, agora, mais frequentemente compras com pequenas empresas em relação ao período de confinamento.

Os dados são de um estudo realizado pela PayPal, em parceria com a Ipsos, revelando que, durante o confinamento, 56% dos portugueses fizeram compras com pequenas e médias empresas ou no comércio local, acima dos 54% que afirmaram fazer compras com grandes superfícies comerciais.

O estudo destaca ainda o papel dos idosos, afirmando que são os maiores dinamizadores das empresas locais: 89% dos consumidores com mais de 65 anos acredita que o apoio à economia local é essencial para superar a crise. Além disso, 63% afirma dos mesmos revela sentir-se responsável por apoiar as empresas na sua área.

De destacar ainda que 75% dos portugueses afirma que, doravante, irá comprar mais produtos locais e regionais.

No que diz respeito às formas de pagamento, 62% dos portugueses usou cartões bancários para pagar as suas compras durante o confinamento e 47% optou pelos pagamentos online. Quanto aos millennials, 67% prefere serviços de pagamento online. No caso dos consumidores com mais de 55 anos, esse número desce para 40%.

No geral, 67% dos inquiridos está disposta a experimentar novas formas de pagamento nas suas lojas favoritas e 62% prefere usar métodos de pagamento contactless para evitar a introdução do pin.

Por último, 69% dos consumidores afirma ter escolhido o online como método de pagamento para enviar dinheiro aos seus familiares e amigos durante o confinamento. E 72% dos inquiridos prefere agora fazer doações online, um aumento de 14% em relação ao período antes crise.

Artigos relacionados