Mais de três mil já assinaram petição contra fecho do Jamaica, Tokyo e Europa

A 14 de Abril fecham três dos mais icónicos espaços do Cais do Sodré, em Lisboa. Jamaica, Tokyo e Europa vão ser obrigados a dizer adeus aos clientes, mas os mesmos não estão satisfeitos com a decisão e já colocaram em marcha uma petição e a organização de uma manifestação.

Comecemos pelo início. Os três bares deverão fechar para que possa ser construído um hotel no mesmo local, sendo que existe a possibilidade de um deles continuar aberto. Segundo Fernando Pereira, sócio-gerente do Jamaica e um dos proprietários do Tokyo, em declarações ao Diário de Notícias, «essa hipótese [de deixar um dos bares aberto] está em cima da mesa, mas é preciso saber em que condições».

Os três espaços de animação nocturna estão, agora, a tentar resolver o problema legalmente mas a luta está também do lado dos fãs do Jamaica, Tokyo e Europa. Já está a circular uma petição online que conta com mais de três mil assinantes em pouco mais de um dia e em que é apoiada a reabilitação urbana mas não às custas de espaços históricos. «Os signatários pedem que seja recusada pela Câmara Municipal de Lisboa a emissão, no âmbito do processo de denúncia dos contratos de arrendamento do Jamaica, Tokyo e Europa, de documento que ateste que a operação urbanística constitui, nos termos da lei, uma obra de demolição ou uma obra de remodelação ou restauro profundos para efeitos de aplicação do disposto na alínea b) do artigo 1101º do Código Civil, por não se encontrar verificado o pressuposto da necessidade de desocupação dos locados em análise.»

Há também um evento no Facebook a organizar uma espécie de manifestação. Uma espécie porque a sugestão passa por fazer uma festa ao ar livre em frente aos três bares em questão e não por erguer cartazes e gritos de acção. Neste caso, pouco mais de 200 pessoas confirmaram presença.

Artigos relacionados