Mais de mil domínios .pt registados num só dia

A entrada em vigor das novas regras de registo impulsionou o número de domínios .pt: na última terça-feira, dia 1, foram registados 1.034 domínios, de acordo com dados divulgados pela empresa responsável por este processo.

“É o maior número de registos efectuados num dia desde a liberalização do domínio .pt, em 2012”, indica a mesma empresa. A escalada coincide as alterações implementadas no mesmo dia e que envolvem, por exemplo, a eliminação de classificadores muito pouco utilizados, como .edu.pt e .org.pt. Agora, apenas é possível o registo de novos nomes sob .pt, .com.pt e .gov.pt.

Além disso, passou a ser possível remover domínios que alojam conteúdos ilegais ou qualificados como enquadráveis no conceito de DNS Abuse, nomeadamente actividades de disseminação de malware, phishing, pharming, botnet ou spam, após notificação da autoridade competente para o efeito. Fica também proibido o registo de domínios com palavras ou expressões contrárias à lei.

As novas regras incluem ainda um mecanismo ágil e automatizado de monitorização por amostragem dos nomes de domínio registados e maior abertura ao registo de nomes de domínio com dois caracteres.

«A dinâmica associada à matéria do registo de domínios obriga a um desenvolvimento e capacidade de adaptação constantes. É neste quadro de evolução que surgem as novas regras de registos já em vigor, de forma a adaptar o .pt às novas realidades e desafios que diariamente assistimos no mundo do digital», comenta Luísa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho Directivo do .PT.

Artigos relacionados