Lusíadas Saúde: À Volta da saúde, à boleia do desporto

A Lusíadas Saúde voltou a assegurar o serviço médico da Volta a Portugal em Bicicleta. Uma associação que, nas palavras de Ester Leotte, directora de Marketing da Lusíadas Saúde, é mais do que um apoio e que se repetiu pelo quarto ano consecutivo. «É uma parceria de impacto.» E são vários os motivos que fazem a Lusíadas Saúde continuar a apostar neste evento ano após ano. O primeiro grande motivo, salienta a responsável, é este evento ser parte integrante da história e identidade do País, além da maior prova desportiva do Verão. Em segundo lugar, diz, «há um total alinhamento com a nossa missão de promoção de vidas saudáveis e com o nosso propósito de cuidar da saúde das pessoas: somos o serviço médico oficial da prova e cuidamos de todos, dos atletas aos adeptos da modalidade que assistem à competição». Como terceiro ponto há ainda o facto de terem a oportunidade, durante os 15 dias de prova, de estar perto das comunidades, com consultas de avaliação de enfermagem gratuitas e, obviamente, com a presença de marca.

A Lusíadas Saúde considera haver uma elevada afinidade com o ciclismo em diversas frentes, modalidade com a qual partilham, sobretudo, a paixão pela superação e pela promoção da saúde física e mental. «A Volta a Portugal é, como referido, um evento que faz parte da nossa história e durante os dias da Volta ouvimos relatos emocionados de várias gerações de pessoas, que viveram ou assistiram já várias vezes à prova, e é impossível ficar indiferente», garante. Como o patrocínio da Lusíadas Saúde pressupõe a prestação de cuidados de saúde, transportam das suas unidades para os 1559,7 quilómetros da prova um dos principais factores de diferenciação da Lusíadas: “Saber Cuidar”. Algo que Ester Leotte considera ser «único e reconhecido, quer pelos clientes, quer por entidades independentes».

Nesta quarta edição consecutiva, a Lusíadas Saúde patrocinou a Volta a Portugal como Equipa Médica Oficial, assegurando a prestação de cuidados de saúde a todos os atletas, às equipas técnicas e aos espectadores, com o apoio de uma equipa de cerca de 20 profissionais de saúde.

Para além de ser a Equipa Médica Oficial, ofereceu ainda diariamente o prémio à melhor equipa, criando um momento importante para a marca no pódio. Este ano, além do dispositivo de assistência médica e de todas as restantes acções realizadas, a Lusíadas Saúde assumiu também uma aposta na prevenção, ao oferecer a possibilidade de realização de consultas de avaliação de enfermagem gratuitas a todos os interessados.

Toda esta activação foi pensada com o mote “à Volta da sua saúde” com conselhos sobre prevenção e bem-estar, sendo que até os brindes foram seleccionados para passar as devidas mensagens de prevenção, como bonés para o sol, óculos escuros para proteger a visão, batons para o cieiro e águas frescas de modo a garantir uma permanente hidratação.

À semelhança de edições anteriores, a Lusíadas Saúde convidou os colaboradores a participarem na etapa destinada a cicloturistas. Este ano, o grupo alargou este convite aos seus clientes, oferecendo-lhes, através de passatempos nas redes sociais, inscrições para esta etapa em Viseu.

Este dia é dedicado aos adeptos da modalidade e a quem gosta de pedalar e sentir a atmosfera das etapas da Volta a Portugal. «Nesta iniciativa são utilizadas as mesmas estruturas de partida e chegada e carros de apoio da Volta. O percurso, desenhado à medida dos não profissionais, teve uma distância de 90 quilómetros, passando nos melhores cenários da região viseense. É um dia e uma experiência completamente diferentes, mas é preciso ter alma de desportista», assegura a directora.

De um modo geral, o balanço da marca neste evento é muito positivo. «Só o facto de podermos participar nesta prova histórica já é um privilégio. Apesar dos dias de prova serem muito exigentes, com muito calor e sempre na estrada, são muito gratificantes. Sentimos as diferentes comunidades ao mesmo tempo que vivemos o pulsar desportivo e a emoção a cada chegada. » E sendo este um evento histórico e único em Portugal, há que lembrar a projecção mediática que é importante para a visibilidade e retorno do investimento da marca Lusíadas Saúde.

HÁ MAIS CICLISMO PARA LÁ DA VOLTA

O Grupo Lusíadas tem vindo, ao longo dos anos, a reforçar a sua aposta no desporto nacional através da participação activa em diversas modalidades e eventos de norte a sul do País. «O alinhamento entre o desporto e a nossa missão de promover vidas mais saudáveis é completo, pelo que a parceria com o ciclismo vai muito além da Volta a Portugal com a Volta ao Algarve, a Volta ao Alentejo e a Volta a Portugal Futuro.»

No ciclismo, para além do patrocínio aos atletas e ao desporto em si, a Lusíadas Saúde apoia também aqueles que fazem ciclismo como forma de estar em família e com os amigos, num estilo de vida saudável e ao ar livre, que considera tão importante. Patrocina ainda algumas provas de ciclismo amador, nomeadamente a Gran Fondo Serra da Estrela, a Ride Across Portugal, a Etapa da Volta e L’Étape Portugal by Tour de France.

PARCEIRO DE SAÚDE DO DESPORTO NACIONAL

O Grupo Lusíadas tem vindo ao longo dos anos a reforçar a sua aposta no desporto nacional, através da participação activa em diversas modalidades e eventos de norte a sul do País. A marca está presente na vela, no padel e no futebol. Em relação à vela, apoia a prática desportiva, promove passeios para colaboradores de norte a sul do País, potenciando o team building e simultaneamente o bem-estar. Em Setembro vai promover a Regata Lusíadas Porto Sailing, a primeira regata acessível do País, aproveitando o momento para realizar sessões abertas de saúde com temas focados na prevenção e nutrição. «Continuamos a investir no Lusíadas For ALL, o primeiro catamaran no mundo preparado para alargar a prática da vela a toda a população.»

No padel e no futebol accionam apoios locais de modo a conseguirem estar próximos das comunidades envolventes e apoiar não só as equipas, mas também a população (tanto nos eventos como nos hospitais e clínicas). Ester Leotte salienta que, quando aplicável, as campanhas de activação externas são promovidas inicialmente junto das cerca de 7500 pessoas do universo Lusíadas Saúde.

O posicionamento enquanto parceiro de saúde do desporto nacional é ainda reforçado com o apoio aos Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal. Ester Leotte acredita que estas parcerias com outras modalidades desportivas consolidam a posição da Lusíadas Saúde como maior parceiro de Saúde do desporto nacional. «Queremos continuar a reforçar o nosso compromisso com a saúde dos portugueses e consideramos que estas parcerias fortalecem esse nosso propósito.»

No Grupo Lusíadas Saúde assume-se o compromisso com o País de ajudar as pessoas a viverem vidas mais saudáveis. «Consideramos que o desporto, em geral, é uma peça fundamental neste ciclo de prevenção e de estilo de vida saudável.» O ciclismo, em particular, tal como tantas outras modalidades, tem ainda a característica de ser um desporto efectuado ao ar livre, potenciando o bem-estar físico e psicológico. Adicionalmente, este relacionamento e desempenho, tão presentes no desporto, são dois dos valores do Grupo Lusíadas Saúde, os quais potenciam, tanto interna como externamente, cada vez que se associam a eventos como este. O suporte à comunidade, um dos eixos de actuação, é igualmente accionado com estas parcerias desportivas.

Apesar de, num mundo tão volátil como o de hoje, ser difícil garantir o que se fará no futuro, no Grupo Lusíadas Saúde, quando conseguem construir parcerias de impacto com alinhamento estratégico e partilha dos mesmos valores, a vontade é de lhes dar continuidade. «Para nós fará sempre sentido que o investimento seja efectuado com base no nosso propósito e assente na nossa proposta de valor. Existimos para cuidar da saúde das pessoas, pelo que todas as oportunidades que tenhamos para aplicar o nosso know-how são mais-valias. Queremos aportar valor com base em excelência e qualidade clínicas, assentes numa irrepreensível experiência interna e de cliente, com impacto na sociedade e no futuro», resume Ester Leotte. Portanto, os parceiros que partilhem este compromisso e queiram percorrer este caminho serão para valorizar e manter.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Ciclismo”, publicado na edição de Setembro (n.º 314) da Marketeer.

Artigos relacionados