Luís de Matos tem nova companhia no apelo à reciclagem de resíduos electrónicos
O humorista Luís Filipe Borges e o mágico Gabriel Ferreira são os mais recentes embaixadores da campanha “Reciclar Não Tem Truques”, cuja missão é sensibilizar para a importância de dar o destino correcto a resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). São estes os novos parceiros de Luís de Matos num apelo a todos os portugueses.
Desenvolvida pela ERP Portugal e pela LG Portugal, a campanha digital recorre ao ilusionismo para mostrar aos consumidores como não existem truques ou esquemas elaborados para reciclar uma torradeira antiga ou um telemóvel, por exemplo.
«Confesso que guardava em casa alguns equipamentos eléctricos e electrónicos que já não usava e, como ficavam perdidos nas gavetas e armários, não lhes dava o devido uso. Tal como eu, muitos portugueses também têm este comportamento, por esquecimento, desconhecimento ou porque ainda vai dar jeito. Por essa razão, disse logo que sim quando o Luís de Matos, a ERP Portugal e a LG Portugal me desafiaram para participar nesta campanha e assim contribuir para a mudança de comportamentos face ao lixo electrónico», conta Luís Filipe Borges.
Actualmente, apenas 15 a 20% dos REEE é reciclado a nível mundial. Por cá, apesar de mais de 66% dos portugueses garantir que recicla estes equipamentos, o espírito de “ainda pode dar jeito” prevalece junto de cerca de 60% da população. Para quem ainda não sabe como dar uma segunda vida aos dispositivos eléctricos e electrónicos, a ERP apresenta o Depositrão como uma das soluções disponíveis ao alcance das famílias.
«Fiquei muito surpreendido quando descobri que os jovens portugueses não têm hábitos de reciclagem dos equipamentos eléctricos e electrónicos que já não utilizam. Assim, considero que um projecto como o ‘Reciclar Não Tem Truque’ é de extrema importância», acrescenta Gabriel Ferreira. Segundo o mágico, esta é uma forma divertida e leve de chegar aos cidadãos e alcançar um público mais jovem.