Lojas sem clientes? Portugueses estão a cumprir semana de contenção

Os mais recentes dados do estudo Painel PSE mostra que os portugueses estão a seguir as recomendações do Governo relativamente à semana primeira semana do ano ser de contenção: na passada segunda-feira, dia 3 de Janeiro, verificou-se um elevado nível de confinamento da população, na ordem dos 40,9%. De acordo com a PSE, é preciso recuar a 29 de Março de 2021 para encontrar uma segunda-feira assim.

Em média, uma segunda-feira comum apresenta somente 27% da população a não sair à rua, ou a não se deslocar mais de 500 metros.

Olhando para o período de 3 a 5 de Janeiro, a tendência mantém-se, já que cerca de 40% da população permaneceu em casa.  Além disso, nestes três dias, o Índice de Mobilidade PSE registou um valor médio de 88%, ou seja, 12 pontos percentuais abaixo do valor de referência para a mobilidade em pré-pandemia. Também este indicador revela que os portugueses estão a cumprir a contenção.

Ainda assim, o grande destaque vai mesmo para 1 de Janeiro, dia em que o nível de confinamento se situou em cerca de 61%. Com grande parte dos estabelecimentos fechados, sendo feriado e, para muitos, tempo de recuperação da Passagem de Ano, este resultado apresenta-se como natural.

Já considerando o total da última semana do ano, que terminou a 2 de Janeiro, verifica-se que o nível de confinamento médio diário foi de 39%.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...